Teste AB RD Station é um dos recursos da plataforma de automação de Marketing e Inbound Marketing RD Station. Ele permite realizar experimentos que comparam duas versões de uma landing page ou de um e-mail tendo em vista descobrir qual delas gera a melhor performance.
Só para contextualizar, a RD Station é uma plataforma desenvolvida pela empresa brasileira de softwares Resultados Digitais. Essa plataforma é utilizada hoje por mais de 30 mil empresas e instituições da América Latina, tais como a OLX, o Sebrae e a Impacta.
Por meio do Teste AB da RD Station você pode comparar, por exemplo, títulos de páginas, botões com Call-To-Actions (CTAs), descrições de ofertas, tamanho e campos de formulários, indicadores de confiabilidade como testemunhos e certificados, imagens como fotos e vídeos.
Em outras palavras, o Teste AB RD Station permite verificar qual das versões de uma landing page ou de um e-mail gera mais acessos, aberturas e cliques. E, além disso, possibilita descobrir qual versão converte mais leads, entre outros fatores.
Com efeito, se um dos e-mails do seu fluxo de nutrição de leads está com uma taxa de abertura ruim, então você pode usar o Teste AB RD Station para criar uma segunda versão para fins de comparação. O mesmo procedimento pode ser aplicado no caso de uma landing page. Assim será possível entender se a segunda versão gera mais aberturas e por que isso acontece. Saiba mais em seguida!
TESTE AB RD STATION: EXEMPLOS
Em geral o Teste AB, seja ele feito por meio da RD Station ou outra plataforma, compara a versão original de um elemento, a qual é chamada de “Controle”, com a versão alterada, que se denomina “Variação”. Ambas as versões são expostas ao mesmo público por um período de tempo. Dessa maneira, é possível descobrir qual produz a melhor performance e que, por isso, deverá se tornar a versão oficial.
Para fins de apresentação do Teste AB RD Station, a Resultados Digitais realizou e publicou em seu blog alguns testes, dentre os quais citarei dois logo adiante. Observe como o recurso possibilita comprovar ou refutar hipóteses e, desse modo, melhorar a performance:
1 – Inserção de CTAs em e-mails:
Neste exemplo, a Resultados Digitais tinha como versão Controle um e-mail com um botão com CTA para download de material no final do texto. A taxa de cliques desta versão variava entre 15% e 20%. A hipótese é que se o botão fosse posicionado no início no texto, a taxa de cliques subiria em 20%.
Logo, a Resultados Digitais criou a versão Variação do e-mail, agora com a CTA no início do texto, e aplicou o Teste AB RD Station. Desse modo, descobriu-se que a versão Variação gerou 24,28% mais cliques do que a Controle, comprovando a hipótese do experimento.
2 – Formulário de landing page:
Neste caso, a Resultados Digitais possuía como versão Controle uma landing page com um formulário. Ocorre, porém, que a cor do formulário era quase igual à da cor do fundo da landing page. A hipótese é que se houvesse um contraste de cores, a taxa de conversão melhoraria em 20%.
A Resultados Digitais criou, então, a Variação da landing page, agora com um formulário com uma cor contrastante. Dessa maneira, verificou-se que a Variação gerou uma taxa de conversão 27% maior do que a versão Controle, comprovando a hipótese do experimento.
Observe que, nestes dois exemplos, a hipótese do experimento foi confirmada. No entanto, há experimentos em que esta confirmação não acontece, de modo que a versão Controle se sai melhor do que a Variação. Em casos assim deve-se manter a Controle como versão oficial até que seja criada uma Variação comprovadamente melhor.
COMO USAR O TESTE AB RD STATION NO SEU E-COMMERCE?
Para usar o Teste AB RD Station no seu e-commerce você deve possuir o plano Pro ou Enterprise da plataforma RD Station. Uma vez que tenha assinado um destes planos, você poderá testar landing pages e e-mails com facilidade.
Para testar landing pages, por exemplo, acesse o Editor e clique em “Criar Teste AB”. Logo depois, edite o conteúdo da Variação (versão B). Em seguida, publique a landing page e analise os dados. Defina, enfim, se a versão vencedora é a Controle (versão A) ou a Variação (versão B).
Caso não queira lidar com testes AB, você poderá contratar uma agência de e-commerce especializada em RD Station como a Agência e-Plus, por exemplo, para realizar o serviço no seu lugar. Isso poupará tempo que você poderá usar em outras atividades do seu negócio.
A Agência e-Plus, vale lembrar, possui certificação Gold em RD Station e, por isso, é habilitada para usar a plataforma RD Station e o seu recurso de Teste AB em alto nível em operações de e-commerce como a sua. Para contatar a Agência e-Plus basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: