No e-commerce, o termo Conscientização refere-se à primeira etapa da Jornada do Cliente, momento em que o consumidor descobre que está com um problema e, portanto, começa a se informar e a descobrir possíveis soluções.
Série semanal: Outubro do Vendedor
Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:
A Conscientização, assim como as demais fases da Jornada do Cliente, tem uma conexão direta com o Inbound Marketing. O Inbound, para quem não sabe, é uma estratégia de Marketing que se baseia na publicação de conteúdo voltado para a Jornada do Cliente. Observe no próximo tópico como essas duas ferramentas se combinam!
CONSCIENTIZAÇÃO E SUA CORRESPONDENTE DO INBOUND MARKETING: A ATRAÇÃO
Assim como a Jornada do Cliente, o Inbound Marketing possui 4 fases, são elas:
- Atração;
- Conversão;
- Relacionamento;
- Encantamento.
A diferença é que a Jornada do Cliente refere-se às ações do cliente, enquanto o Inbound Marketing diz respeito às ações que você, comerciante, deve realizar. Então, pense aqui com a gente: se o seu cliente está buscando entender o que é o problema pelo qual ele está passando, isto é, se ele está tentando se conscientizar, o que você deve fazer? Resposta: criar conteúdo educativo e com soluções visando ajudar e, ao mesmo tempo, atrair esse cliente para o seu e-commerce. Pois saiba como fazer isso em seguida!
TÁTICA DE INBOUND: CONTEÚDO DE ATRAÇÃO PARA A FASE DE CONSCIENTIZAÇÃO
Digamos, por exemplo, que um consumidor, o Verdevaldo, esteja passando por um momento de insegurança. Três vizinhos dele tiveram suas casas assaltadas mês passado. Então, para tentar solucionar isso, o Verdevaldo entra no Google e digita a seguinte frase no buscador: “Como aumentar a segurança da residência?”.
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Uma semana antes, você, um comerciante de câmeras de vigilância que não conhece o Verdevaldo, abriu a ferramenta Keyword Planner e, desse modo, descobriu que há 100 buscas por mês para a frase “Como aumentar a segurança da residência?”. Assim, ficou claro que há um público querendo se conscientizar sobre isso.
A tática
Sendo você um adepto do Inbound Marketing, rapidamente tem a ideia de criar conteúdo sobre este tema para a fase de Atração. Você, então, cria um post para o seu blog e um vídeo para o seu canal no Youtube com o título “Como aumentar a segurança da residência?”, exatamente igual à frase que viu na Keyword Planner.
Agora, voltemos ao Verdevaldo. Logo depois de fazer a busca, várias alternativas surgiram na SERP do Google. Uma delas é justamente o post que você, comerciante, escreveu e publicou no seu blog. O Verdevaldo, então, clica, abre e lê seu artigo. Outros internautas fazem o mesmo. Bingo! A Atração aconteceu e a Conscientização também. No próximo artigo desta série, você descobrirá o que mais o Verdevaldo fez depois de ler seu post. Fique de olho nos próximos capítulos!
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