Olá, olá, amigos e amigas do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Hoje é um excelente dia para a apresentação de um case de Marketing Digital. Pois apresento a seguir a história de sucesso da Puma, que usou o recurso de live commerce no Youtube para divulgar a camisa do Palmeiras, da qual é fornecedora. Acompanhe em seguida!
CONHEÇA A PUMA
Puma é uma multinacional alemã que fabrica e comercializa produtos têxteis e calçados sobretudo para o ramo esportivo. Ela marca presença em 120 países, nos quais conta com mais de 800 lojas físicas, além da loja virtual.
Fundada em 1948 pelo operário de fábrica de sapatos, Rudolf Dassler, irmão do fundador da Adidas, Adolf “Adi” Dassler, a Puma surgiu a partir da divisão da fábrica Gebrüder Dassler Schuhfabrik (Fábrica de Sapatos dos Irmãos Dassler), após entrevero entre os dois.
Quatro anos depois, em 1952, a Puma patrocinou a corredora de 1.500 metros Josy Barthel nos Jogos Olímpicos de Verão, em Helsinque, Finlândia, e, assim, conquistou a sua primeira medalha de ouro em uma competição. Daí por diante começou uma escalada global.
Hoje, a empresa tem mais de 20 mil funcionários. Em 2022, ela faturou mais de 8 bilhões de euros em vendas de produtos esportivos. No Brasil, ela lançou recentemente um projeto de divulgação da camisa do Palmeiras, da qual é fornecedora. Saiba mais em seguida!
O PROJETO DA PUMA DE LIVE COMMERCE NO YOUTUBE
Na qualidade de fornecedora dos uniformes do Palmeiras, a Puma criou um projeto de divulgação das camisas do clube ao longo das transmissões das partidas ao vivo no Youtube do Campeonato Paulista de 2023, competição da qual é patrocinadora.
No mesmo torneio, durante os jogos de outros clubes, a Puma anunciou as suas chuteiras. O principal objetivo da marca, com isso, foi criar uma conexão emocional com os fãs do futebol. Além disso, a empresa visou se posicionar de forma incisiva com a Geração Z.
Enfim, todo este esforço mirou, é claro, o aumento das conversões. A empresa queria vender mais camisas e chuteiras, entre outros produtos, aumentando sua presença no Estado de São Paulo. Para tanto, ela usou duas soluções do Google. Continue lendo!
SOLUÇÕES
A Puma usou duas soluções do Google para divulgar a camisa do Palmeiras e as chuteiras da marca em 14 partidas do Paulistão 2023. O live commerce no Youtube, ideal para transmissão de vídeos de comércio ao vivo, e o Merchant Center, que permite entregar anúncios em vários canais do Google como a Pesquisa e o Maps, por exemplo.
Por meio dessas duas soluções, a Puma conseguiu entregar uma experiência personalizada, ampla e eficaz. Desse modo, a empresa conquistou como resultados um aumento no número de usuários, sessões e conversões. Confira no próximo tópico!
RESULTADOS DO PROJETO
Neste projeto de live commerce no Youtube e divulgação com Merchant Center, a Puma obteve:
- 500% (6 vezes) mais novos usuários em seus canais de venda nos dias de jogos;
- 200% (3 vezes) mais sessões na loja virtual;
- 23% mais vendas.
Como se pode observar, as soluções de live commerce e divulgação com Merchant Center do Google proporcionaram um grande avanço para a Puma em São Paulo. Isso certamente comprova que implantar projetos com essas ferramentas pode ser muito útil para Marketing Digital no e-commerce.
COMO IMPLANTAR UM PROJETO DE DIVULGAÇÃO COM LIVE COMMERCE NO YOUTUBE E MERCHANT CENTER?
Para implantar um projeto de divulgação com live commerce no Youtube e com Merchant Center ou qualquer outra ferramenta do Google contrate a Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação na plataforma de anúncios Google Ads desde 2015 e conta com o selo Google Partner Premier, que é concedido apenas para 3% dos parceiros do Google com melhor performance na divulgação de produtos e marcas na internet.
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