“Vivalá usa RD Station” é a notícia da vez no universo do Marketing Digital. Este e-commerce brasileiro do ramo de Turismo Sustentável investiu em Automação de Marketing e, com isso, alcançou um ótimo resultado. Continue lendo, pois logo adiante eu conto um pouco mais sobre esta história!
CONHEÇA A VIVALÁ
A Vivalá é uma agência de viagens que tem como premissa ampliar o Turismo Sustentável no Brasil. Fundada em 2015, em São Paulo, por Daniel Cabrera, Pedro Gayotto e Bárbara Espir, essa empresa especializou-se em pacotes de viagens para terras protegidas, comunidades indígenas e ribeirinhas do norte do país.
Entre os pacotes da Vivalá há expedições para os rios Negro, Tapajós e Amazônia e para as chapadas dos Veadeiros e Diamantina, por exemplo. Essas, contudo, não são viagens comuns, mas voltadas para a imersão cultural e voluntariado.
Em outras palavras, a Vivalá leva o turista até essas comunidades distantes, onde eles podem manter contato intenso com a natureza e com as pessoas. E, além disso, os turistas oferecem sua expertise em áreas como as de Saúde, Educação e Bioeconomia por meio de voluntariado nas comunidades.
Todo este negócio da Vivalá ia muito bem até o início da pandemia de Covid-19, em 2020, quando a agência precisou se reinventar, isto é, transformar-se digitalmente. Neste processo, a empresa optou por usar os softwares de Marketing e CRM do ecossistema RD Station, com os quais obteve grande sucesso. Confira esse projeto em seguida!
O PROJETO VIVALÁ COM RD STATION
Antes da pandemia de Covid-19, a Vivalá já utilizava vários recursos de Marketing Digital como a produção e publicação de conteúdo e o E-mail Marketing, por exemplo. Todavia, esses recursos não eram explorados em toda a sua capacidade.
Com a pandemia e a consequente queda nas vendas, a diretoria da Vivalá decidiu que a saída era intensificar o Marketing Digital. Desse modo, a empresa investiu em um projeto de Automação de Marketing, Inbound Marketing e Vendas com os softwares RD Station Marketing e RD Station CRM do ecossistema RD.
O projeto trouxe várias soluções para a Vivalá, o que permitiu à agência continuar gerando leads qualificados e relacionamentos de longo prazo durante a pandemia. Desse modo, a empresa conseguiu garantir vendas para viagens futuras de seus pacotes de Turismo Sustentável. Saiba mais sobre as soluções no próximo tópico!
SOLUÇÕES
A RD Station possibilitou à Vivalá utilizar estratégias de Automação de Marketing e Inbound Marketing altamente profissionais. Neste contexto, entre as soluções da RD Station para o projeto Vivalá posso citar, por exemplo:
- Disparo de newsletter semanal sobre dicas culturais, calendário de expedições, notícias da imprensa e outros assuntos, sempre com viés de relacionamento, para a base de leads da Vivalá. O objetivo era preparar e aquecer os leads para a compra de pacotes de Turismo Sustentável;
- Envio mensal de um e-mail para a base de leads com o objetivo de reengajar o público. Neste e-mail, a empresa remetia conteúdo de alto impacto. A abertura de vagas para trabalhar na Vivalá, por exemplo, era um dos assuntos;
- Disparo de e-mails segmentados semanais. Em média, a empresa enviava entre 2 e 3 e-mails por semana. As mensagens eram altamente segmentadas e personalizadas, e tinham como meta gerar conversões de vendas. A agência integrou os softwares RD Station Marketing e RD Station CRM, o que permitiu enviar e-mails assinados pelos vendedores, estreitando assim os relacionamentos e gerando mais vendas.
Além disso, a Vivalá e seus parceiros investiram na produção de conteúdos como e-books, os quais eram oferecidos como iscas digitais em landing pages por meio da RD Station. Desse modo, a empresa conseguiu intensificar o Inbound Marketing e conquistar cada vez mais leads.
VIVALÁ USA RD STATION: RESULTADOS DO PROJETO
Graças ao projeto com a RD Station, a Vivalá obteve os seguintes resultados na comparação do 1º semestre de 2021 com o 1º semestre de 2022:
- 651% de aumento nas vendas;
- 649% de aumento no número de visitantes do site;
- 1.019% de aumento no número de leads;
- 1.406% de aumento de oportunidades.
Além disso, a Vivalá obteve um aumento de 14% para 51% na conversão de oportunidades em vendas. E na comparação dos números acumulados desde 2015, quando a empresa foi fundada, com o 1º semestre de 2022, a agência obteve aumento de:
- 32% no número de viajantes;
- 56% no número de dinheiro injetado em economias locais;
- 35% em expedições realizadas;
- 17% em horas de voluntariado.
Como se pode observar, a RD Station não só conferiu fôlego para a Vivalá durante a pandemia de Covid-19, como também melhorou os indicadores em relação ao período anterior à pandemia. Esse, leitores do blog da Agência e-Plus, pode ser considerado um verdadeiro case de sucesso da RD Station, o que certamente pode inspirar pessoas como você a fazer o mesmo.
COMO IMPLANTAR UM PROJETO COM RD STATION?
Para fazer como a Vivalá e implantar um projeto de Automação de Marketing e Inbound Marketing com a RD Station você deve preferencialmente recorrer ao suporte de uma agência parceira da RD. A Agência e-Plus, por exemplo, faz parte do Programa Parceiros RD desde 2021.
A Agência e-Plus conta com selo GOLD em RD Station, o que habilita a nossa equipe para planejar, criar, implantar e acompanhar projetos com os softwares do ecossistema RD Station para empresas como a sua. Lembrando que a Agência e-Plus foca apenas em empresas de e-commerce.
Vale mencionar, nós usamos a RD Station na nossa própria operação e, dessa maneira, aumentamos o nosso faturamento de Marketing em 20%. Isso comprova que a RD Station é realmente uma plataforma de automação excelente. Ela tem o nosso aval.
Enfim, caso queira contar com o suporte da Agência e-Plus, que é certificada GOLD em RD Station, em seu projeto de Automação de Marketing e Inbound Marketing, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: