Vídeo Marketing é uma concepção de Marketing na qual o processo de divulgação de produtos, serviços e marcas é feito por meio da publicação conteúdo audiovisual offline e sobretudo online. No e-commerce, a importância do Vídeo Marketing aumenta, ano após ano, na medida em que as tecnologias de acesso à internet são otimizadas.
Quando online, na internet, o Vídeo Marketing é feito por meio das chamadas plataformas de vídeo. As plataformas de vídeo são cloud softwares que funcionam a partir da grande nuvem de computadores. Com efeito, isso permite a veiculação de vídeos publicitários gravados ou ao vivo na web com mais praticidade.
No e-commerce, você pode usar plataformas de vídeo como o Youtube para publicar vídeos sobre os seus produtos e promoções. Além disso, é possível usar uma estratégia de live commerce, com streaming de vídeo. Enfim, você pode divulgar de forma orgânica ou patrocinada, como desejar.
Na forma orgânica, os mecanismos de buscas como o Google e Bing, por exemplo, podem indexar, classificar e indicar seus vídeos nas SERPs. Já na forma patrocinada, você paga para publicar seus vídeos em meio aos vídeos de terceiros tendo em vista gerar tráfego pago.
Seja como for, o Vídeo Marketing tem se tornado cada vez mais fundamental nas estratégias de divulgação de e-commerce. Logo a seguir você conhecerá alguns números que comprovam a importância desse recurso. Continue lendo!
IMPORTÂNCIA DO VÍDEO MARKETING NO E-COMMERCE
Como dito, o Vídeo Marketing tem a sua importância no e-commerce. Para você ter uma ideia disso, de acordo com o relatório “State of Video Marketing Survey da Wyzowl”:
- 96% dos consumidores assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço;
- 88% das pessoas dizem que já se convenceram a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca;
- 78% das pessoas dizem que já se convenceram a comprar ou baixar um software ou aplicativo assistindo a um vídeo;
- 73% dos entrevistados disseram que prefeririam assistir a um vídeo curto para saber mais sobre um produto ou serviço. Isso se compara a 11% que preferem ler um artigo baseado em texto, 4% que gostariam de ver um infográfico, 3% que preferem baixar um e-book ou manual, 3% que preferem assistir um webinar ou pitch e 3% que gostariam de uma chamada de vendas ou demonstração.
Além disso, conforme o relatório, as pessoas são duas vezes mais propensas a compartilhar conteúdo de vídeo com seus amigos do que qualquer outro tipo de conteúdo, incluindo postagens de mídia social, posts de blog e páginas de produtos.
COMO O CONTEÚDO AUDIOVISUAL AJUDA NA EXPANSÃO DOS NEGÓCIOS?
Conforme dados de infográfico da Invesp, o Vídeo Marketing ajuda de várias formas na expansão dos negócios. Esse documento informa quais as principais contribuições do vídeo para os negócios, de acordo com os profissionais de Marketing. Para esses profissionais, os vídeos:
- Melhoram a compreensão do usuário sobre o produto ou serviço: 95%
- Aumentam os tráfego para o site: 87%
- Geram leads: 83%
- Aumentam o tempo médio que os visitantes passam em uma página: 81%
- Proporcionam crescimento nas vendas: 80%
- Reduzem o número de chamadas de suporte: 43%
Como se pode observar, o Video Marketing é uma estratégia que não pode faltar na operação de um e-commerce como o seu. Diante dos números aqui expostos, se você ainda não usa vídeos para divulgar a sua marca e os seus produtos, então eu recomendo começar a usar.
Produza vídeos sobre os seus produtos em plataformas como o Youtube, Instagram e Facebook, por exemplo. Inclua esses vídeos em meio às páginas de vendas da sua loja virtual. Ou, se preferir, comece a fazer live commerces por meio de ferramentas como a Live Shopping VTEX.
De um jeito ou de outro, a tendência é que os vídeos ajudem o seu e-commerce a obter mais visitas, mais engajamento e maior conhecimento da sua marca. Isso, por sua vez, gerará mais leads, clientes e fregueses para o seu negócio.
Assim que puder clique em “Vídeos de produtos” e saiba como criar os seus!