Em SEO, o “canibalismo de palavras-chave” é um termo que serve para nomear a condição em que um site, blog ou loja virtual, por exemplo, conta com duas ou mais páginas focadas no mesmo termo-chave. E, com efeito, tal condição gera uma competição interna entre essas páginas na classificação nos mecanismos de buscas como o Google. Isso, enfim, pode fazer com que todas elas sejam mal ranqueadas diminuindo assim os seus acessos.
Digamos, por exemplo, que o seu blog de e-commerce possua dois posts focados na palavra-chave “talher de aço inox”. Neste caso, os robôs indexadores de motores de buscas não conseguirão distinguir qual deles é o principal. E, sendo assim, uma página canibalizará a outra e nenhuma delas conseguirá ranquear bem nas SERPs.
No comércio online isso pode ser um grande problema. A canibalização pode diminuir as visitas na sua loja virtual e no seu blog de e-commerce, por exemplo. Como resultado, quanto menos visitas, menos captação de leads e menos conversão de vendas. Dessa forma, você desperdiça energia e recursos preciosos. Felizmente, há como evitar.
COMO EVITAR O CANIBALISMO DE PALAVRAS-CHAVE NO E-COMMERCE
Existem algumas formas de evitar o canibalismo de palavras-chave no e-commerce. Para fazer isso você pode, por exemplo:
- Incluir uma palavra-chave foco para cada página sem repeti-la em outras páginas. Com isso, quando os internautas pesquisarem nos motores de buscas, eles encontrarão só uma página para cada palavra-chave e, assim, não haverá competição entre os termos;
- Usar um app de SEO como o Yoast SEO, que no momento da edição do post avisa se você incluir uma palavra-chave foco que já foi usada em outra página. Dessa maneira, você poderá substituir a palavra-chave por outra que ainda não foi usada.
Vale dizer, contudo, que de acordo com a Semrush duas páginas podem até ter a mesma palavra-chave foco desde que elas tenham intenções diferentes. Isto é, se uma delas tem a função de informar sobre o produto e outra de vende-lo, então ambas podem existir e ranquear em buscadores como o Google sem problemas.
COMO DIMINUIR O CANIBALISMO DE TERMOS-CHAVE
Além de evitar também é possível reduzir o canibalismo de termos-chave em sites corporativos, blogs e lojas online. O primeiro passo para isso é usar ferramentas de monitoramento de posição como a Semrush e Google Search Console para encontrar problemas correlatos.
Uma vez encontrados casos de canibalização de termos-chave, você poderá colocar em prática providências como:
- Combinar duas páginas que possuam a mesma palavra-chave foco em apenas uma, lembrando-se de fazer o redirecionamento 301;
- Remover as páginas com palavra-chave foco idêntica que forem mais fracas e redirecionar os URLs delas para a página mais forte;
- Manter as páginas com a mesma palavra-chave, mas informar ao Google por meio de rel=”canonical” qual delas é a principal e que, portanto, deve ser ranqueada na SERP;
- Editar e melhorar o conteúdo de todas as páginas problemáticas, exceto a página principal (a mais forte), mudando a palavra-chave foco delas para um termo que ainda não foi utilizado;
- Implantar a tag “noindex” nas páginas mais fracas com palavra-chave foco idêntica para que apenas a página mais forte possa ser indexada pelo motor de buscas.
Otimize desse jeito as páginas de todos os canais do seu e-commerce. Evite e diminua o canibalismo de palavras-chave. Como resultado, as páginas da sua loja online e do seu blog e-commerce classificarão melhor em buscadores no Google e obterão mais audiência.
Assim que puder clique em “Quantas palavras-chave SEO usar em um blog e-commerce” e leia um post complementar!