Diariamente recebo via WhatsApp múltiplas perguntas sobre Marketing Digital, as quais me são enviadas por outros(as) empreendedores(as) de lojas virtuais como você. Por isso, neste artigo, pretendo responder as principais delas. Confira!
01 – O QUE É MARKETING DIGITAL?
Marketing Digital é uma ciência que conta com um conjunto de ferramentas e processos que tornam possível a divulgação de produtos, serviços, marcas e atividades de empresas, instituições e organizações diversas, com ou sem fins lucrativos, em ambientes digitais.
Dentre as empresas que podem usufruir dos recursos desta ciência estão as de e-commerce. Aliás, vale mencionar, as empresas de comércio eletrônico brasileiras têm investido cerca de 13% de seus faturamentos em ações de divulgação (dados do Sebrae).
02 – COMO FUNCIONA O MARKETING DIGITAL?
Basicamente, o Marketing Digital funciona de duas formas: a paga e a orgânica. O modo orgânico é quando os internautas encontram sua loja virtual nos resultados de pesquisas feitas em sites buscadores como o Google e/ou em redes sociais como o Facebook.
Já o modo pago é quando os consumidores encontram seu site e-commerce depois de clicarem em anúncios patrocinados. Esse tipo de anúncio pode ser veiculado nos buscadores, nos comparadores de preços, nas redes sociais e nos sites parceiros destes, entre outros locais.
03 – O QUE FAZ UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
Esta é uma das perguntas sobre Marketing Digital mais frequentes. A resposta é simples. No e-commerce, uma agência faz campanhas de conteúdo orgânico e de links patrocinados para lojas virtuais. Desse modo, ela gera visitantes e consequentemente aumenta as chances de vender mais e melhor.
Além disso, esse tipo de agência também pode trabalhar com ferramentas como o E-mail Marketing. Dessa maneira, ela visa aumentar a taxa de conversão de vendas em longo prazo por meio da chamada nutrição de leads, que educa e prepara consumidores para as compras.
04 – O QUE FAZ UM CONSULTOR DE MARKETING DIGITAL?
Um consultor ou analista é um profissional que avalia uma empresa com o objetivo de apresentar as melhores alternativas de divulgação que esta poderá aproveitar em curto, médio e longo prazos com o orçamento disponível.
Ele pode ser contratado de forma avulsa, isto é, como freelancer. Todavia, muitas agências mantém consultores em suas equipes de trabalho. Sendo assim, ao contratar uma delas você certamente poderá contar com o parecer desse profissional.
05 – PARA QUE SERVE O MARKETING DIGITAL?
Esta ciência serve sobretudo para divulgar produtos, serviços, marcas e ações diversas. No e-commerce ela é fundamental, pois possibilita atrair visitantes para as páginas de produtos. Nem preciso dizer que quanto mais visitantes mais vendas, né?
No Brasil, a cada 100 visitantes de uma página de vendas de um produto apenas 1 compra. Temos, portanto, uma taxa de conversão de 1%. Mas ao usar o recurso do E-mail Marketing, entre outros, é possível aumentar essa taxa de conversão para mais de 2%, 3%, 4%, etc.
06 – QUAIS AS VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL?
Existem muitas vantagens, dentre as quais posso citar sobretudo as seguintes:
- O custo mais baixo em relação ao Marketing tradicional;
- A maior rapidez com que é possível criar, lançar e gerenciar campanhas de divulgação;
- A maior praticidade para segmentar públicos e trabalhar com nichos;
- A maior facilidade de atendimento aos consumidores e clientes;
- Os ótimos recursos para mensuração de resultados (vide Marketing de Performance);
- O alcance regional, nacional e até global.
Ao usar este recursos no dia a dia do seu e-commerce você sem dúvida terá mais chances de obter melhores resultados e alcançar seus objetivos.
07 – COMO FAZER MARKETING DIGITAL?
Esta é mais uma entre as perguntas sobre Marketing Digital que mais leio e ouço no meu dia a dia. A resposta é que existem principalmente duas formas de se fazer isso. Uma delas é montar sua própria equipe e a outra é contratar uma agência de Marketing Digital.
A vantagem de fazer isso por meio de uma agência é que você não precisará contratar funcionários e nem pagar encargos trabalhistas. Também não gastará com treinamentos. Além disso, não precisará comprar hardwares e softwares e nem fazer a manutenção dos mesmos.
08 – O QUE É NICHO NO MARKETING DIGITAL?
Nicho é um mercado específico, o qual está inserido dentro de um segmento de mercado. Por exemplo, “moda fitness” é um nicho do mercado de Moda; “geladeiras” e “cervejeiras” são nichos do segmento de Eletrodomésticos.
Dessa maneira, quem quer montar uma loja virtual de nicho deve primeiramente conhecer os principais mercados como os de Saúde, Informática, Alimentos e Bebidas, entre outros. Aí, então, deve-se escolher um nicho dentro desses segmentos.
09 – POR QUE CONTRATAR MARKETING DIGITAL?
Há vários motivos para contratar serviços de Marketing Digital, sendo o principal a realização de campanhas de publicidade com links patrocinados, conteúdos orgânicos e materiais educativos que incentivam o consumo.
Por meio desses recursos você pode atrair mais visitantes para as suas páginas de vendas. Além disso, seu conteúdo educativo preparará paulatinamente os consumidores para que eles possam comprar não apenas uma vez, mas muitas e muitas vezes na sua loja online.
10 – COMO COMEÇAR MARKETING DIGITAL?
O primeiro passo para começar as suas campanhas é criar um Plano de Marketing Digital. Dessa forma, você poderá entender melhor em quais tipos de campanhas de divulgação deverá investir e de que forma.
O plano lhe indicará, ainda, se é mais vantajoso trabalhar com uma equipe própria ou contratar uma agência. Caso queira ter uma ideia acerca de como funciona uma agência, então clique no botão em seguida e inicie um diálogo via WhatsApp com a e-Plus a qualquer momento!