Tipos de negócios online

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Categorias, formatos e canais de vendas no comércio eletrônico

Loja virtual, multi loja, markeplace; B2B, B2C e D2C, entre outros, são todos tipos de negócios online que você pode começar a montar agora. Imagem: @macrovector
Loja virtual, multi loja, markeplace; B2B, B2C e D2C, entre outros, são todos tipos de negócios online que você pode começar a montar agora. Imagem: @macrovector

Você quer montar um e-commerce, mas está em dúvida sobre os diferentes tipos de negócios online? Se esse é o seu caso, então confira nesse artigo cinco listas que classificam os itens que podem ser comercializados, bem como suas categorias e nichos, canais de vendas e muito mais! Acompanhe!


TIPOS DE NEGÓCIOS ONLINE: FORMATOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Comércio eletrônico é uma modalidade de vendas realizada por meio de equipamentos eletrônicos como computadores desktops, notebooks, tablets, smartphones, totens e telefones comuns, entre outros, não necessariamente conectados à internet.

Entretanto, todo o comércio que ocorre via internet pode ser chamado de comércio eletrônico, posto que requer o uso dos aparelhos já mencionados. Esse tipo de comércio especificamente pode ser denominado como “negócio online”.

O comércio eletrônico online, enfim, pode ser classificado basicamente dentro dos seguintes formatos:

B2B:

Sigla para Business to Business, o B2B é quando uma empresa vende para outra empresa.

B2C:

Business to Consumer (B2B) é o formato no qual uma empresa vende para o consumidor final.

B2E:

O Business to Employee (B2E) é quando uma empresa vende para seus funcionários.

C2C:

Consumer to Consumer (C2C) é quando um consumidor (pessoa física) vende para outro.

B2G:

Sigla para Business to Government, o B2G é quando uma empresa vende ao Governo.

D2C:

Direct to Consumer é quando o fabricante vende direto ao consumidor sem intermediários.

https://youtu.be/u–cwi6D9iQ
Vídeo: da fábrica direto para o consumidor, o D2C é um dos tipos de negócios que podem ser desenvolvidos online

Tendo como base estes formatos comece a escolher o seu lugar no mercado. Logo depois, invista um pouco de tempo para estudar o(s) formatos(s) escolhido(s). Desse modo, você terá mais afinidade para prosseguir quando estiver na fase de planejamento do seu negócio online.


NOMENCLATURAS DO E-COMMERCE

Além dos formatos já mencionados no tópico anterior deste artigo, o e-commerce conta com várias nomenclaturas com as quais você deve se inteirar para assim poder ampliar o conhecimento que usará para montar seu negócio online. É importante saber, por exemplo, o que é:

F-commerce:

Sigla para Facebook Commerce, que nomeia o comércio dentro desta rede social e de suas redes parceiras como o Instagram e WhatsApp.

K-commerce:

Knowledge Commerce é quando uma empresa vende seus conhecimentos agregados, isto é, o seu know-how.

L-commerce:

Location Commerce diz respeito ao comércio online regional que ocorre com auxílio de tecnologias GPS e de localização.

M-commerce:

Sigla para Mobile Commerce, esse termo se refere às vendas feitas via dispositivos móveis. Tem como principal interface de vendas a chamada loja Mobile First.

P-commerce:

Comércio Participativo é uma modalidade na qual os consumidores participam do processo de criação do produto por meio da personalização do mesmo.

R-commerce:

Relationship Commerce é quando o comerciante emprega técnicas que geram relacionamentos de longo prazo com os clientes, o que os transforma em fregueses.

S-commerce:

Social Commerce é o nome dado ao comércio eletrônico que ocorre via redes sociais. Neste contexto, ele pode empregar recursos como o Social Selling VTEX, por exemplo.

T-commerce:

Television Commerce é quando uma empresa cria comerciais os quais são veiculados em canais de televisão especificamente construídos para esse tipo de programação.

U-commerce:

Ubiquitous Commerce é o nome dado ao comércio que unifica canais online e offline para dessa forma oferecer uma experiência de compras contínua e ininterrupta aos consumidores.

V-commerce:

Vídeo Commerce é a produção e publicação de vídeos que expõem características, qualidades e vantagens de serviços e produtos no intuito de convencer os consumidores a compra-los.

U-commerce: um e-commerce onisciente, onipresente, onipotente
U-commerce: um e-commerce onisciente, onipresente e onipotente

Muito bem, agora que você já conhece os formatos e nomenclaturas básicas do e-commerce, continue lendo para descobrir o que vender online.


TIPOS DE NEGÓCIOS ONLINE: O QUE VENDER

Há basicamente quatro categorias de itens que você pode vender via internet, são eles:

Produtos

Produtos são itens tangíveis, isto é, objetos físicos que podem ser pegos com as mãos. Geladeiras, carros, alimentos, eletrônicos em geral estão nesta categoria. Uma vez comprados online, suas entregas aos compradores devem ser feitas via frete.

Serviços

Serviços são itens intangíveis, isto é, que não podem ser pegos com as mãos. Eles abrangem ações realizadas em um período de tempo. São serviços o “desenvolvimento de e-commerce”, a “contabilidade empresarial”, o “frete de produtos”, por exemplo.

Infoprodutos

Infoprodutos são itens intangíveis, ou seja, que só existem virtualmente. Entram nessa categoria os itens como planilhas, e-books e mapas mentais, entre outros, os quais podem ser comercializados e utilizados online via aparelhos eletrônicos como computadores e tablets.

Conhecimento

Conhecimento abrange experiências e saberes acumulados que podem servir para fins educacionais, pessoais, corporativos, etc. Por exemplo, no já mencionado K-commerce uma empresa vende know-how (conhecimento agregado) para outras empresas ou consumidores.

Vale lembrar, contudo, que esta é uma classificação básica. Na internet certamente é possível encontrar outras classificações para o que vender online. Todavia, a partir destes quatro parâmetros é possível selecionar o que será o seu foco e buscar mais conhecimento sobre o tema antes de entrar na sua fase planejamento.


TIPOS DE NEGÓCIOS ONLINE: CATEGORIAS, NICHOS E SUB NICHOS

Print do site do Relatório Webshoppers, que apresenta periodicamente o desempenho das principais categorias de comércio eletrônico da atualidade. Vale a pena acompanhar.
Print do site do Relatório Webshoppers, que apresenta periodicamente o desempenho das principais categorias de comércio eletrônico da atualidade. Vale a pena acompanhar.

Pense no mercado como uma sala. No interior desta sala há armários, que denominaremos segmentos ou categorias. Imagine que dentro de cada armário há múltiplas gavetas, que são os nichos. Dentro de cada nicho, enfim, há divisórias que chamaremos de sub nichos.

Dessa maneira, podemos dizer que na grande “sala” do mercado existe o “armário” (segmento ou categoria) de “Moda”. Em “Moda” encontra-se a gaveta (nicho) chamada “Moda Praia”, entre outras. E em “Moda Praia” temos as “divisórias” (sub nichos) como “Moda Surf”, “Moda Praia Feminina”, “Moda Praia Masculina”, etc.

O mesmo conceito pode ser aplicado a outras categorias do mercado. Aliás, existem inúmeras. Atualmente as principais são as seguintes:

  • Eletrodomésticos
  • Celulares
  • Eletrônicos
  • Informática
  • Decoração
  • Moda
  • Cosméticos
  • Livros
  • Esporte
  • Automotivo
  • Departamento
  • Bebidas
  • Autosserviço
  • Farmácia
  • Petshop

Listas de categorias como esta podem ser muito úteis para quem estiver em dúvida sobre o que vender online. Basta dar uma observada e escolher um segmento. Posteriormente, deve-se pesquisar os principais nichos e sub nichos até encontrar um no qual valha a pena criar um negócio online.


PRINCIPAIS CANAIS DE VENDAS ONLINE

Logo após escolher categoria, nicho, sub nicho, tipo de e-commerce e de negócio, entre outras coisas, comece a escolher também os canais de vendas online mais promissores. Há vários, dentre os quais estes:

Loja virtual

Loja Virtual é a mais moderna interface de vendas online dos tempos modernos. Ela possui homepage, páginas de categorias e de vendas com botões “Comprar”. Integra-se a meios de frete, pagamento e outros recursos. É criada e gerenciada via plataforma e-commerce.

Mobile Loja

Mobile Loja é uma loja virtual para dispositivos móveis. Geralmente, uma loja virtual comum se adapta às telas de todos os tamanhos. Todavia, há plataformas de e-commerce que permitem criar a chamada Mobile First, que prioriza as tecnologias móveis.

Marketplace

Shopping online onde múltiplas empresas vendem aos consumidores finais ou para outras empresas. Um marketplace funciona por meio do split de pagamento, que distribui os valores entre as partes envolvidas no negócio. O dono no marketplace ganha comissão sobre vendas.

Seller

Um seller é um vendedor que atua dentro de um marketplace. Você pode incluir sua marca como seller em quantos shoppings online desejar. Aproveite para incluir sua empresa como seller em ao menos um marketplace de nicho.

Multi Loja

Multi Loja é um canal de vendas em que você pode criar e gerenciar de forma centralizada, por meio de painel único, várias frentes de lojas virtuais, cada uma delas com marca e nome diferente. Ideal para quem trabalha com categorias, nichos e sub nichos dispares.

Hotsite

Hotsite é um canal de vendas online no formato de um site, dentro do qual você comercializa apenas um produto, serviço ou infoproduto. Esse site conta com homepage, página de apresentação do item à venda, além de páginas de cases e depoimentos, entre outras.

Landing Page

Assim como um Hotsite, uma Landing Page serve para vender apenas um item. A diferença é que ela é uma página única. Além disso, ela conta com argumentos de vendas certeiros desenvolvidos sob a ótica do Neuromarketing e dos métodos persuasivos de Cialdini.

Squeeze Page

No mesmo formado de página única e argumentos persuasivos da Landing Page, uma Squeeze Page serve para converter visitantes em assinantes. O objetivo não é vender imediatamente, mas captar o e-mail do consumidor para convencê-lo a comprar via E-mail Marketing.

Redes sociais

Redes sociais como o Facebook e Instagram, por exemplo, possibilitam que você crie vitrines de produtos online. Os consumidores podem visualizar essas vitrines e fechar vendas via aplicativos mensageiros ou serem redirecionados para uma loja virtual da mesma marca.

Blog e-commerce

Site que serve para a publicação de conteúdo relacionado a uma marca, produto ou serviço. O conteúdo atrai visitantes, os quais são direcionados para as compras em uma página específica dentro do próprio blog ou em uma loja virtual integrada.

Muitos empreendedores começam em canais de vendas como redes sociais ou em marketplaces como o Mercado Livre. Posteriormente, eles podem expandir o negócio com a criação de uma loja virtual, multi loja, loja mobile first e por aí vai.

Multi loja é o melhor jeito de vender produtos de nichos diferentes, mas da mesma empresa
Multi loja é o melhor jeito de vender produtos de nichos diferentes, mas da mesma empresa

COMO MONTAR SEU NEGÓCIO ONLINE

Agora que você está por dentro de alguns dos tipos de negócios online mais comuns, comece então o seu processo de desenvolvimento. O planejamento vem em primeiro lugar, é claro. Use para tanto, ferramentas como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios.

Abra uma micro empresa, empresa de pequeno porte o e-commerce MEI para assim poder passar notas fiscais e comprar com fornecedores mais qualificados. Providencie a parte burocrática e depois escolha um canal de vendas para iniciar.

Caso prefira iniciar com uma loja virtual, então a primeira providência a ser tomada será escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu tipo de negócio. Uma vez com uma loja online, invista em Marketing Digital diariamente para atrair visitantes e fazer vendas.

Assim que puder clique também em “Como começar um negócio online” e leia um post complementar!