Qual a importância do Front-end na sua loja virtual?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda como é feita a criação e otimização das interfaces de comunicação e interação de um site e-commerce

Qual a importância do Front-end na sua loja virtual

Desenvolvedor Front-end, Developer Front-end, Front-end ou simplesmente Dev é o profissional – geralmente amparado por uma agência de Marketing Digital – que cria e cuida da interface de comunicação de um site (o qual pode ser uma loja virtual) com o público.

Interface de comunicação e-commerce é, portanto, o meio que permite que os administradores de lojas virtuais se comuniquem com seus consumidores e vice-versa, o que é realizado através de telas de diferentes tamanhos de monitores de computadores desktop, notebook e netbook, além das telas de dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets.

Para criar e ou otimizar essas interfaces de variadas dimensões e dinâmicas, o profissional Front-end emprega linguagens de programação como o HTML, o CSS, o JavaScript e o JQuery, além de softwares de edição de imagem, de áudio e de vídeo.

Dado que a interface de uma loja virtual é fundamental para a conversão de visitantes em compradores, o Front-end se torna importante em diversas oportunidades, tais como:

• Na criação do Design
O layout de uma loja virtual tem que obedecer a critérios de forma e função. Quanto à forma, ele precisa ser belo o suficiente para atrair a atenção dos visitantes. Já no que diz respeito à função, ele deve integrar os padrões da Cultura Organizacional do e-commerce e fazer com que o consumidor, uma vez que entre na loja virtual, concentre-se apenas em comprar.

• No oferecimento de usabilidade
Além da forma e da função, a interface de comunicação de uma loja virtual precisa ser fácil de operar. Um único botão posicionado um centímetro mais para cima ou mais para baixo pode fazer a diferença entre vender apenas R$ 10,00 ou vender R$ 1 milhão (conheça a história do botão de 300 milhões de dólares).

• No desenvolvimento de promoções
Existem muitos tipos de promoções que podem ser realizadas em uma loja virtual. Cada uma delas pede alterações no layout do site, tais como a inserção de banners, botões, scripts e outros recursos.

O Front-end é, portanto, vital para um site e-commerce, ao passo que ele viabiliza não apenas a criação, mas também a otimização das interfaces de comunicação e interação de uma loja virtual, às quais equivalem à frente de vendas de todo um negócio eletrônico.
Figura 1: Nadia Faustino, vencedora do Prêmio Abradi de programação Front-end, é a terceira em pé, da esquerda para a direita

Figura 1Nadia Faustino, vencedora do Prêmio Abradi de programação Front-end, é a terceira em pé, da esquerda para a direita

Para finalizar este artigo eu gostaria de lembrar que há pouco, a E-Plus foi condecorada com o The eAwards 2016 de Melhor Agência de Criação e Design para E-commerce e a desenvolvedora da casa, Nadia Faustino, venceu o Prêmio Abradi de programação Front-end.