Todos os dias pela manhã, ao menos 2 mil brasileiros saem da cama, mas continuam sonhando em como criar uma loja virtual. “O que vender na internet?”, refletem eles. Isso é exatamente o que vou responder neste post, em uma tentativa de ajudá-los a concretizar seus projetos.
A palavra “projeto”, por si só, delineia o que é fundamental neste processo. Em 2012, eu já alertava isso aqui no blog da Agência E-Plus por meio artigo “O que vender na internet”, em que citei a necessidade de começar com um Plano de Negócios.
Hoje, serei mais específico. Como já acumulei muitas horas de trabalho nesta agência de Marketing Digital, adquiri um saber teórico e prático que me confere uma visão além do alcance das pessoas que não atuam nesta área. Eis, por exemplo, alguns produtos que já vi em comercialização via internet:
• Alho: a Alho Negro do Sítio abriu recentemente uma loja virtual para a venda de produtos orgânicos (sem aditivos químicos);
• DNA: o e-commerce AptaCam, criado por dois estudantes da Cambride Judge Business School, comercializa cadeias de DNA para cientistas;
• Artigos religiosos: a Loja Virtual da Irmã Dulce vende produtos religiosos com a finalidade de arrecadar fundos e manter a obra social;
• Produtos para terceira idade: a Loja do Avô e a Daruni Healthcare focam no comércio de produtos para a terceira idade;
• Artesanatos: a Babel das Artes abriu, em 2015, um e-commerce de produtos feitos à mão por artistas organizados em cooperativas;
• Souvenires: após 17 anos em loja física local, Leve Curitiba lançou e-commerce onde agora vende souvenires da “Cidade Modelo” ao mundo;
• Pizza: maior rede de pizzarias do planeta Terra, a Domino’s, lançou neste ano a sua primeira loja virtual no Brasil, onde vende pizzas via internet;
• Patentes: o Google lançou um e-commerce de patentes não para vender, mas para comprar patentes e evitar os trolls (ações na justiça);
• GPS: a Garmin estreou seu comércio eletrônico no Brasil em março de 2015 com produtos e tecnologias de navegação para terra, água e ar.
Você também poderá se inspirar com estes cases da Agência E-Plus, que agora é especializada na plataforma e-commerce Vtex (uma das mais modernas da atualidade). Como se pode verificar, os desenvolvedores da casa já criaram lojas virtuais para a comercialização de:
• Livros;
• Moda feminina;
• Chocolates e produtos para confeitaria;
• Artigos odontológicos;
• Artigos para bebês;
• Moda infantil;
• Brinquedos;
• Produtos hospitalares;
• Produtos personalizados para crianças;
• Máquinas de costura e bordado;
• Acessórios automotivos;
• Produtos para nutrição;
• Acessórios femininos;
• Roupas para mamães e bebês;
• Produtos para profissionais da área de beleza e estética;
• Produtos naturais;
• Perfumes e cosméticos;
• Camisetas personalizadas;
• Cortinas sob medida;
• Bolsas e malas de viagem;
• Games e acessórios;
• Instrumentos musicais e acessórios;
• Tênis;
• Objetos de decoração;
• Fotografia e acessórios;
• Artigos para festa;
• Produtos farmacêuticos;
• Som e acessórios automotivos.
Observe que é possível vender não somente produtos, mas também serviços. Aqui na nossa agência de Marketing Digital temos, por exemplo, o case do Spa Soul, que comercializa tratamentos estéticos.
Outra boa dica para quem está buscando mais informações sobre o que vender na internet é visitar o site da Associação Nacional dos Inventores (menu “Inventos”) , que reúne um banco de dados de invenções e inventores, os quais procuram investidores e parceiros para colocarem seus produtos no mercado. Quem sabe a sua oportunidade de encontrar um bom produto para e-commerce não está ali, não é mesmo?
Basicamente, você pode vender qualquer coisa que esteja dentro da Lei via internet. O meu conselho como consultor de Marketing Digital para iniciantes, no entanto, é tentar comercializar produtos que as pessoas estão tentando comprar. É possível saber quais produtos são esses por meio de ferramentas como a KeywordPlanner , que expõe o que as pessoas têm procurado nos motores de busca como o Google. Este caminho é mais fácil e menos arriscado do que tentar emplacar algo totalmente novo.
No entanto, se você já refletiu sobre a questão “o que vender na internet?” e agora tem em mãos um produto muito inovador, que ninguém nunca tentou comercializar, vale a pena conversar com uma equipe de Marketing Digital para planejar e avaliar estratégias e técnicas de lançamento. Caso você queira conversar com a nossa equipe, ligue (11) 2373-5471 durante o horário comercial ou nos faça uma visita na rua do Grito, 387, Cj 76, Ipiranga, São Paulo/SP. Estamos esperando você de braços abertos!