O Ticket Médio e-commerce subiu 3% na primeira semana de 2019 em relação a 2018. De acordo com estudo da Rakuten Digital Commerce, ele passou de R$ 417,00 para R$ 429,00 no período. Ou seja, os brasileiros estão gastando mais no comércio eletrônico.
Aumento percentual do Ticket Médio e-commerce
Segundo a pesquisa, as seguintes categorias obtiveram, no período, os maiores aumentos percentuais no Ticket Médio e-commerce:
• Joias e presentes: alta de 30% (R$ 278,00)
• Brinquedos e bebês: alta de 27% (R$ 337,00)
• Moda e acessórios: alta de 20% (R$ 314,00)
• Alimentos e bebidas: alta de 15% (R$ 394,00)
• Papelaria e material escolar: alta de 11% (R$ 786,00)
Como se pode observar, quem tem loja virtual de material escolar consegue vender muito mais no início do ano, que é quando os professores entregam aos pais e alunos as listas de itens que deverão ser comprados.
Ticket Médio e-commerce por categoria
O relatório apontou também o Ticket Médio e-commerce mais alto por categoria:
• R$ 1.101,00 da categoria “Eletrônicos”
• R$ 861,00 da categoria “Materiais de construção”
• R$ 786,00 da categoria “Papelaria e material escolar”
Vale ressaltar, enfim, que os dados deste estudo foram obtidos a partir da base de lojas virtuais da Rakuten Digital Commerce no Brasil.
Como criar uma loja virtual e aproveitar a alta do Ticket Médio e-commerce
Para criar uma loja virtual e aproveitar a alta do Ticket Médio e-commerce, siga o seguinte passo a passo básico:
• Planeje:
Use os métodos do Plano de Negócios, Business Model Canvas (BMC) e/ou Startup E-commerce, por exemplo.
• Abra uma empresa:
Dessa maneira, você poderá emitir notas fiscais e usar um CNPJ para comprar com grandes fornecedores.
• Crie a loja virtual:
Para tanto, empregue um sistema e-commerce top de linha como a Rakuten Plataforma.
• Coloque suas metas de vendas no papel:
Elabore as suas metas de vendas no e-commerce. Com isso, você poderá medir e comparar resultados e, além disso, saber quanto investir em Marketing.
• Divulgue:
Estratégias como as E-mail Marketing para e-commerce e links patrocinados são fundamentais para divulgação de loja virtual.
• Administre:
Faça a gestão diária da loja virtual e do seu negócio e-commerce. Isso envolve lidar com e otimizar logística, atendimento, vendas, pós-vendas, etc.
Ademais, acesse e leia agora mesmo o artigo “Quanto custa uma loja virtual” para ter uma noção de preços de desenvolvimento e operação por porte (tamanho da empresa).