Busca de produtos visual, textual e por voz impactam e-commerce

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Prepare sua loja virtual para ser encontrada pelos consumidores que realizam esses tipos de pesquisas em sites buscadores como o Google

Busca de produtos visual é aprovada pela maioria dos consumidores millenials
Busca de produtos visual é aprovada pela maioria dos consumidores millenials

Quando o assunto é a busca de produtos em sites de pesquisas como o Google, Yahoo e Bing, existem basicamente três formas usadas pelos consumidores. São elas, as pesquisas visual, textual e por voz. É seu papel conhecê-las e aproveitá-las para obter mais audiência na sua loja virtual.

Busca de produtos visual

A busca de produtos visual consiste em fotografar um produto real como uma bola, um mouse ou um copo, por exemplo, por meio de um aplicativo que por sua vez usa a imagem obtida para encontrar produtos semelhantes em sistemas como o Google.

De fato, esse tipo de pesquisa é muito prática. Ela não requer que o consumidor pense no que vai falar ou digitar. Basta fotografar algo e aguardar que um app apropriado encontre imagens parecidas.

De acordo com dados publicados no blog Conversion, 62% dos millenials (pessoas que hoje têm entre 18 e 34 anos) aprovam a pesquisa visual; e 1 bilhão de buscas do tipo são realizadas por mês. O Conversion não citou as fontes desses números.

Vídeo: tudo o que você precisa saber sobre pesquisa visual

Busca de produtos por voz

A busca de produtos por voz é certamente a que mais tem crescido nos últimos tempos. Com ela, um usuário pode falar o nome do produto no microfone de um smartphone, por exemplo, que um app de busca por voz converte o som em texto.

Busca de produtos por voz está em alta no e-commerce
Busca de produtos por voz está em alta no e-commerce

Dado que os smartphones são hoje os dispositivos preferidos para conversas por voz, eles têm sido também os mais usados para a realização de buscas por voz. No e-commerce, esse tipo de busca acaba aumentando o uso das lojas mobile.

Atualmente, entre 5% e 10% das buscas orgânicas do Google são feitas por voz, segundo dados do Mobile Time. E conforme estimativa publicada no Digitalks, 50% de todas as buscas serão realizas por meio de voz até 2020.

Busca de produtos textual

Busca de produtos textual é aquela em que os consumidores digitam uma palavra-chave, que representa o nome de um produto, no campo de pesquisas de um site buscador.

Provavelmente, mais de 100 bilhões de pesquisas gerais são feitas mensalmente no Google. Estimamos que 80% a 90% desse montante sejam pesquisas textuais. Então, podemos concluir que esse ainda é o principal modo de buscas na web.

As buscas textuais são feitas tanto nos dispositivos móveis quanto nos computadores de mesa. Portanto, é importante que a sua loja virtual seja amigável para todos eles. Neste contexto, as chances de fazer vendas aumentam quanto mais funcional ela for.

Como adequar sua loja virtual aos sistemas de busca de produtos?

Busca de produtos: SEO é fundamental sobretudo para pesquisas textuais e por voz
Busca de produtos: SEO é fundamental sobretudo para pesquisas textuais e por voz

Primeiramente, para ajustar sua loja virtual aos sistemas de busca visuais é importante clicar boas fotografias de produtos. Essas imagens precisam ter o tamanho certo e mostrar o produtos em vários ângulos. Acesse e leia o post “Fotos para loja virtual” para saber mais.

Já para captar os consumidores que fazem buscas por voz, convém contar com uma mobile loja, pois a maioria dessas buscas são feitas via tecnologias móveis. Acesse e leia o artigo “Controle por voz” e fique por dentro.

E por fim, não se esqueça de trabalhar bem as técnicas SEO e as palavras-chave SEO. Dessa maneira, você conseguirá classificar com maior eficácia as suas páginas de vendas nas pesquisas textuais. Acesse e leia a postagem “SEO para loja virtual” para conhecer os principais fatores de ranqueamento do Google.