Maiores e-commerces do Brasil são listados em ranking da SBVC

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Grandes lojas virtuais abocanham 76% do comércio eletrônico nacional

B2W (Submarino, Americanas e Shoptime) é o primeiro na lista de maiores e-commerces do Brasil.

B2W (Submarino, Americanas e Shoptime) é o primeiro na lista de maiores e-commerces do Brasil.

Acaba de ser lançado, nesta primeira quinzena de dezembro de 2018, pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o ranking “50 Maiores Empresas do E-commerce Brasileiro – 4ª Edição”. A lista leva em conta o faturamento bruto das empresas no ano anterior (2017).

10 maiores e-commerces do Brasil

De acordo com a lista de maiores e-commerce do Brasil, os 10 primeiros colocados (e seus faturamentos em 2017) são:

• B2W Digital: R$ 8.763.600.000,00

• Via Varejo: R$ 4.849.000,00

• Magazine Luiza: R$ 4.353.615.616,00

• Walmart Brasil: R$ 3.000.000.000,00

• Grupo Netshoes: R$ 2.600.000.000,00

• Máquina de Vendas: R$ 2.280.000.000,00

• Carrefour: R$ 1.752.750.900,00

• GFG LatAm – Dafiti: R$ 1.100.000.000,00

• Saraiva: R$ 708.153.000,00

• Privalia: R$ 500.000.000,00

O estudo revela também que as 50 empresas do ranking tiveram crescimento acima da média nas vendas. Ou seja, enquanto elas contaram com alta de 8,74% nas vendas, as demais lojas virtuais somadas obtiveram 7,5%.

Faturamento dos 50 maiores e-commerces brasileiros

Em 2017, as 50 maiores empresas e-commerce brasileiras citadas no estudo da SBVC faturaram R$ 36,2 bilhões frente a um total de R$ 47,7 bilhões arrecadas pelo comércio eletrônico nacional. Logo, elas abocanharam quase 76% do mercado.

Sendo assim, as demais lojas virtuais ativas no Brasil (consideradas de médio e pequeno porte), as quais giram em torno de 600 mil, faturaram juntas R$ 11,5 bilhões, isto é, cerca de 24% de todo o bolo.

Dessa maneira, ao fazermos as contas, percebemos que a média de lucro das pequenas lojas virtuais foi de R$ 19,1 mil ao longo de todo o ano de 2017.

Quantas vendas fazem em média as lojas de pequeno, médio e grande porte?

Maiores e-commerces do Brasil: quanto mais visitas, mais vendas.

Maiores e-commerces do Brasil: quanto mais visitas, mais vendas.

O estudo “Perfil do e-commerce brasileiro 2017” veiculado pela PayPal Brasil revelou que existem aproximadamente 600 mil lojas virtuais ativas no país, sendo que destas:

• 76,7% recebem até 10 mil visitas mensais (pequeno porte)

• 8,5% recebem entre 10 mil e 500 mil visitas mensais (médio porte)

• 14,77% recebem mais de 500 mil visitas mensais (grande porte)

Ora, se a Taxa de Conversão do e-commerce nacional gira em torno de 1%, podemos concluir que:

• Lojas virtuais de pequeno porte fazem de 1 a até 100 vendas mensais

• Lojas virtuais de médio porte fazem de 100 a 5.000 vendas mensais

• Lojas virtuais de grande porte fazem mais de 5.000 vendas mensais

Dessa forma, percebe-se que há uma relação entre o número de visitantes e o número de vendas. Ou seja, quanto mais visitantes únicos chegarem a sua loja virtual, maior é também o número de compras.

Como fazer para faturar mais?

E como, enfim, fazer para os visitantes chegarem até o seu site e-commerce? Os maiores e-commerces do Brasil investem ininterruptamente em estratégias e técnicas de Marketing Digital. Então, faça como eles!

No mais, além de investir em Marketing Digital, procure desenvolver e administrar sua loja virtual por meio de uma plataforma e-commerce top de linha, pois esse tipo de sistema elimina abandonos de carrinho, proporciona maior escalabilidade e em geral proporciona melhor desempenho de vendas.