Trago hoje algumas dicas para quem está começando no e-commerce e para as pessoas que gostariam de fazer um teste A/B entre publicidade paga e publicidade grátis para divulgar loja virtual.
A minha primeira dica é que você procure saber um pouco sobre técnicas de Marketing Viral, o que lhe permitirá realizar exposições exponenciais dos seus produtos em texto, imagem e áudio em diferentes canais.
Para você ter uma ideia do potencial do Marketing Viral, basta relembrar da história do vestido azul… dourado… quero dizer… preto. Bem, leia “E-commerce Roman Original lucra com vestido polêmico” e tire suas próprias conclusões.
Sabendo disso, use estas e outras ferramentas grátis que descobrir para publicar seu conteúdo publicitário viral e/ou tradicional:
• Vídeo Marketing: publique sua produção audiovisual com descrições de características e benefícios de produtos em sites gratuitos como o YouTube ou Vimeo;
• Redes sociais: crie conteúdo sobre seus produtos e exponha tudo sem pagar um único centavo em redes sociais como o Facebook, Twitter e Pinterest, que são verdadeiras vitrines virtuais;
• E-book: se você criou e estudou bem a buyer persona do seu nicho de negócio, então, saberá produzir e distribuir ao público-alvo um bom livro eletrônico com conteúdo de valor, que influenciará e gerará compras;
• Classificados: existem dezenas de sites classificados na internet, tais como o Negócio Livre e Bom Negócio, os quais têm planos grátis que podem ser aproveitados para divulgar seus produtos;
• Marketing Boca a Boca: fale sobre as promoções da sua loja virtual para amigos, amigos dos amigos, colegas de trabalho, familiares, vizinhos, parceiros de pedaladas e caminhadas, e até para o passageiro que sentar ao seu lado no ônibus. Não esqueça de criar um vínculo de amizade antes, pois é comprovadamente mais fácil vender para amigos do que para desconhecidos.
Procure outras formas de anunciar gratuitamente e alavanque as vendas da sua loja virtual. Mas não se esqueça de que você sempre poderá chamar a cavalaria, isto é, os profissionais de uma boa agência de Marketing Digital para produzir campanhas de links patrocinados para e-commerce, E-mail Marketing e SEO, entre outras estratégias pagas, e gerar crescimento substantivo ao seu comércio eletrônico.