Comportamento do consumidor no e-commerce pode ser analisado via lead tracking

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Ferramenta lead tracking pode ser usada para monitorar e até prever individualmente o comportamento do consumidor no e-commerce
Ferramenta lead tracking pode ser usada para monitorar e até prever individualmente o comportamento do consumidor no e-commerce

Lead tracking é um ferramenta integrada a alguns softwares de automação de Marketing. Ela possibilita que você lojista virtual monitore o comportamento do consumidor no e-commerce individualmente. Com isso, é possível alinhar seus recursos e discursos de vendas de forma personalizada, o que lhe ajudará a vender mais. É uma ferramenta fundamental em Inbound Marketing.

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A lead tracking é, contudo, diferente da lead scoring. A primeira ferramenta permite observar e analisar o comportamento e a segundo classifica, por meio de uma pontuação, a disposição / tendência de compra dos consumidores.

Sendo assim, a lead tracking pode fornecer dados que servirão para criar uma lista de pontuação para a classificação lead scoring. Ou seja, as duas ferramentas podem ser integradas.

Usos da lead tracking para monitorar o comportamento do consumidor no e-commerce

Dentre os usos da fermenta lead tracking para monitorar o comportamento do consumidor no e-commerce cito as possibilidades de:

• Análise individual e em tempo real de visitantes das páginas da sua loja virtual;

• Verificação de acessos de páginas ao longo da Jornada de Compra;

• Acompanhamento individual da trajetória dos consumidores nas páginas;

• Contabilização das páginas mais e também das menos visualizadas;

• Verificação do desempenho de cada página de produto;

• Observação dos consumidores ativos (que retornam) e dos inativos;

• Checagem dos botões mais pressionados da loja virtual;

• Comparação e contabilização das “call-to-actions” mais promissoras;

• Observação (por meio dos acessos) dos maiores interesses do consumidor;

• Verificação do histórico de interações dos consumidores visitantes da sua loja;

• Análise da origem dos acessos (redes sociais, mobile, desktop, etc.);

• Verificação dos momentos de maior acesso às páginas de produtos e preços.

Comportamento do consumidor no e-commerce: use a ferramenta lead tracking para saber quais botões e call-to-actions são mais acionados na sua loja virtual.
Comportamento do consumidor no e-commerce: use a ferramenta lead tracking para saber quais botões e call-to-actions são mais acionados na sua loja virtual.

Enfim, uma vez com dados como esses em mãos, você poderá usá-los em suas campanhas de Marketing, em ações voltadas para a otimização dos processos e do Design da loja virtual, por exemplo.

Como usar os dados de comportamento do consumidor no e-commerce

Com os dados obtidos a partir de uma ferramenta de lead tracking é possível:

• Separar visitantes curiosos dos que estão realmente interessados em comprar;

• Analisar quais consumidores estão mais qualificados para comprar;

• Segmentar os visitantes conforme o comportamento deles na sua loja virtual;

• Personalizar vendas conforme comportamento do consumidor no e-commerce;

• Personalizar as ações de vendas do início ao fim da Jornada de Compras;

• Integrar dados com a lead scoring e automatizar a pontuação de leads;

• Segmentar e personalizar as mensagens e as campanhas de E-mail Marketing;

• Segmentar e personalizar o conteúdo para fins de nutrição de leads.

Ademais, com uma ferramenta lead tracking você poderá notificar os seus vendedores por e-mail sobre o comportamento de um consumidor específico. Dessa maneira, se tornará mais fácil para o vendedor personalizar o discurso e assim fazer uma venda.

Caso queira usar essa ferramenta, saiba que ela é anunciada como parte de plataformas como RDStation, Interagir e SharpSpring, entre outras. Procure por “lead tracking plataformas” no Google e encontre também outros sistemas que possuem a ferramenta.