A empresa de soluções em processamento de dados de negócios SAP Brasil publicou recentemente o relatório “Consumer Propensity Study”, que revela estatísticas sobre as compras e-commerce.
Foram entrevistados 1.000 brasileiros entre janeiro de julho de 2018. De acordo com o estudo, mais de 70% dos consumidores usam o comércio eletrônico para adquirir produtos e serviços relacionados à Moda e ao Turismo.
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Dados sobre compras e-commerce segundo o Consumer Propensity Study
Conforme a referida pesquisa:
• 78% dos consumidores usam o e-commerce para comprar produtos de Moda;
• 74% para comprar produtos e serviços relacionados ao Turismo;
• 68% para adquirir produtos e serviços no setor de entretenimento;
• 61% para comprar produtos eletrônicos.
O mesmo estudo demonstrou que dentre os consumidores sobretudo:
• 74% compram porque são influenciados por descontos e promoções;
• 47% por causa dos descontos oferecidos para a compra de outros itens;
• 20% pelo senso de urgência (poucos produtos em estoque, por exemplo);
• 24% por causa das boas recomendações de artigos da mesma marca.
O relatório também informa que certamente:
• 60% dos consumidores prezam por melhorias na experiência do usuário;
• 49% por chatbots 24 horas para sanar dúvidas;
• 45% por realidade virtual aumentada;
• 41% pela possibilidade de experimentar o produto antes de comprar.
Por fim, a pesquisa apontou que:
• 70% dos consumidores abandonam o carrinho por causa de frete alto demais;
• 41% desistem quando descobrem preços mais baixos em outros sites;
• 39% abandonam quando o prazo de entrega é muito longo;
• 36% declinam quando o produto está indisponível no estoque;
• 36% desistem quando não existe desconto ou código promocional.
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Da necessidade de realizar cadastro antes de finalizar compras e-commerce
Um dado final, mas não menos importante da pesquisa da SAP Brasil, é que 15% dos consumidores entrevistados se queixaram da obrigatoriedade de criar cadastro em um site antes de concluir uma compra.
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Esse dado é importante porque existem plataformas e-commerce com recursos que amenizam a questão do cadastro. Uma delas é a VTEX, que vem com a ferramenta SmartCheckout, que permite que os consumidores comprem com segurança com apenas um clique e sem senhas.