O último Rakuten evento, ocorrido no dia 4 de outubro de 2018, em São Paulo, foi recheado de surpresas. Uma delas foi a presença do presidente da Rakuten USA, Yaz Iida, que falou sobre o futuro.
Em sua palestra “Rakuten’s Vision for the Future: The Next Stage of Retail”, Yaz Iida abordou especificamente como será a próxima etapa do varejo sob a batuta da multinacional japonesa.
O presidente da filial USA comentou sobre a crença fundamental do conglomerado. Isto é, disse que – do Idioma Japonês – a palavra “Rakuten” significa “Otimismo”. Ele falou, ainda, sobre a cultura da hospitalidade japonesa, que é também um dos pilares da cultura organizacional da empresa.
Outro importante pilar da companhia é o empoderamento. “Queremos empoderar os lojistas, os clientes e a sociedade”, disse Yaz Iida no auge da conferência. Para tanto, ele aposta na liberdade.
A palavra “liberdade” ecoou nos fones de ouvido do sistema de tradução simultânea do Rakuten evento
Ao mencionar o empoderamento como uma das bases da cultura organizacional da Rakuten, Yaz Iida expôs também que os lojistas certamente precisam ter mais liberdade para vender.
Segundo ele, na origem de tudo, os concorrentes da empresa estavam empenhados em criar sistemas automatizados. Entretanto, os executivos da Rakuten pensaram fora da caixa, “nós queríamos criar um grande bazar que fosse capaz de facilitar a conexão entre quem vende e quem compra. Isso era completamente diferente dos nossos concorrentes, que queriam padronizar tudo”, disse.
Ademais, o presidente da Rakuten USA comentou ainda as inovações da organização. Ele falou sobre os recursos de logística e sistemas de pagamento. Citou o Rakuten Merchant Cloud. Mencionou também a Rakuten Coin, “esta é a moeda que nossa empresa utilizará no futuro”, revelou.
Por fim, disse que juntamente com seus parceiros está empenhado em aumentar a presença da marca no mundo inteiro.
O Rakuten evento premiou as melhores lojas com tecnologia da empresa japonesa
Ao longo do Rakuten evento ocorreu a distribuição do Rakuten Merchant Awards 2018. Trata-se de um prêmio conferido às lojas virtuais que empregam sobretudo as tecnologias do conglomerado japonês.
Foram premiadas várias lojas nas categorias de Melhor Loja, Destaque do Ano, Revelação do Ano, Experiência do Usuário, Desempenho Mobile, Estratégia Omni-channel, Loja de Nicho, Vendas pelo Nexus e Hors Concurs. A Sestini levou o prêmio de melhor loja.
A Expo Rakuten 2018 foi patrocinada pela Agência e-Plus, ABComm, Clearsale, ComSchool e outras grandes empresas e instituições atuantes no comércio eletrônico brasileiro. O economista debatedor do programa Manhattan Conection da Globonews, também esteve no evento. Ele disse que “a vantagem do e-commerce é brutal”.
Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm em território nacional. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!