Mobile Data: o que é e quais as vantagens para o seu e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como usar informações de localização e movimentação de usuários em prol da sua loja virtual e loja mobile!

Com o Mobile Data é possível conhecer dados de localização e deslocamento de usuários de tecnologias móveis e aplicá-los ao e-commerce

Com o Mobile Data é possível sobretudo conhecer dados de localização e deslocamento de usuários de tecnologias móveis e aplicá-los ao e-commerce

Mobile Data é o nome dado ao processo de captação, análise e uso de informações sobre o comportamento dos consumidores, obtidas a partir de suas interações com dispositivos móveis, para fins de otimização de ações de Marketing e vendas em lojas físicas, lojas virtuais e lojas mobile.

Como funciona o Mobile Data?

De acordo com a matéria “Mobile First ou Mobile Only? O negócio é Mobile Data!” de autoria do vice-presidente de novos negócios Latam da Hands Data Driven Mobile Experience, Márcio Chaer, publicado no meio&mensagem, o Mobile Data capta informações de localização e movimentação dos usuários de tecnologias móveis. Com isso, é possível descobrir:

• Onde os usuários moram;

• Em quais lugares trabalham;

• Onde se divertem;

• Quais lugares mais frequentam;

• Onde fazem compras;

• Em quais locais almoçam, jantam, tomam café, etc.;

• Quanto tempo ficam em cada um desses lugares;

• Quais aplicativos utilizam quando estão nesses locais;

• Por quanto tempo usam cada aplicativo;

• Como se deslocam de um lugar para outro;

• Outras múltiplas informações.

Para captar esses dados pode-se utilizar softwares como o Google Analytics. Além disso, é possível criar um aplicativo personalizado para o seu e-commerce com o mesmo propósito. Por fim, pode-se integrar tudo ao seu CRM.

Segundo Chaer, os dados de localização e movimentação permitem cruzar informações e gerar muito mais insights do que os dados estáticos como os de números de documentos, por exemplo.

Como utilizar as informações obtidas via Mobile Data no seu e-commerce?

Por meio do Mobile Data é possível criar um mix de produto mais preciso, isto é, que vende mais

Por meio do Mobile Data é possível criar um mix de produto mais preciso, isto é, que vende mais

Uma vez com os dados de localização e movimentação nas mãos, você poderá usá-los para:

• Criar promoções personalizadas na sua loja virtual ou loja mobile;

• Criar novos mixes de produtos para atender determinadas demandas;

• Criar novos processos de trabalho e atendimento no seu e-commerce;

Recomendar produtos para públicos específicos em horários específicos;

• Criar diversos tipos de sistemas de recomendações de produtos para mobile;

• Medir o sucesso de campanhas publicitárias em sua loja mobile ou loja virtual;

• Integrar ações de Marketing e vendas entre lojas mobile, virtuais e físicas.

O Mobile Data também poderá lhe ajudar a reconhecer trajetos e:

• Estudar lugares para a construção de novas lojas físicas;

• Posicionar anúncios precisos ao longo dos caminhos dos usuários;

• Entender quais os melhores lugares para inserir pontos de retirada de produtos.

O Mobile Data, no entanto, ainda está engatinhando. Espera-se, contudo, que com a chegada da rede 5G de internet móvel, a captação de informações de localização e movimentação de usuários alcance um patamar muito mais avançado.