Mobile Data é o nome dado ao processo de captação, análise e uso de informações sobre o comportamento dos consumidores, obtidas a partir de suas interações com dispositivos móveis, para fins de otimização de ações de Marketing e vendas em lojas físicas, lojas virtuais e lojas mobile.
Como funciona o Mobile Data?
De acordo com a matéria “Mobile First ou Mobile Only? O negócio é Mobile Data!” de autoria do vice-presidente de novos negócios Latam da Hands Data Driven Mobile Experience, Márcio Chaer, publicado no meio&mensagem, o Mobile Data capta informações de localização e movimentação dos usuários de tecnologias móveis. Com isso, é possível descobrir:
• Onde os usuários moram;
• Em quais lugares trabalham;
• Onde se divertem;
• Quais lugares mais frequentam;
• Onde fazem compras;
• Em quais locais almoçam, jantam, tomam café, etc.;
• Quanto tempo ficam em cada um desses lugares;
• Quais aplicativos utilizam quando estão nesses locais;
• Por quanto tempo usam cada aplicativo;
• Como se deslocam de um lugar para outro;
• Outras múltiplas informações.
Para captar esses dados pode-se utilizar softwares como o Google Analytics. Além disso, é possível criar um aplicativo personalizado para o seu e-commerce com o mesmo propósito. Por fim, pode-se integrar tudo ao seu CRM.
Segundo Chaer, os dados de localização e movimentação permitem cruzar informações e gerar muito mais insights do que os dados estáticos como os de números de documentos, por exemplo.
Como utilizar as informações obtidas via Mobile Data no seu e-commerce?
Uma vez com os dados de localização e movimentação nas mãos, você poderá usá-los para:
• Criar promoções personalizadas na sua loja virtual ou loja mobile;
• Criar novos mixes de produtos para atender determinadas demandas;
• Criar novos processos de trabalho e atendimento no seu e-commerce;
• Recomendar produtos para públicos específicos em horários específicos;
• Criar diversos tipos de sistemas de recomendações de produtos para mobile;
• Medir o sucesso de campanhas publicitárias em sua loja mobile ou loja virtual;
• Integrar ações de Marketing e vendas entre lojas mobile, virtuais e físicas.
O Mobile Data também poderá lhe ajudar a reconhecer trajetos e:
• Estudar lugares para a construção de novas lojas físicas;
• Posicionar anúncios precisos ao longo dos caminhos dos usuários;
• Entender quais os melhores lugares para inserir pontos de retirada de produtos.
O Mobile Data, no entanto, ainda está engatinhando. Espera-se, contudo, que com a chegada da rede 5G de internet móvel, a captação de informações de localização e movimentação de usuários alcance um patamar muito mais avançado.