Na mesma medida em que o mercado de comércio eletrônico cresce, aumenta também o número de pessoas que querem entrar para o ramo, mas que ao mesmo tempo possuem a dúvida: “Como ganhar dinheiro com loja virtual?”. Leia o passo a passo básico a seguir para ter algumas respostas!
Como ganhar dinheiro com loja virtual: o passo a passo básico
Para ganhar dinheiro no e-commerce:
• Escolha um nicho com baixa concorrência:
Quanto menos concorrência, mais facilidade você terá para fazer sua loja virtual se sobressair e, dessa forma, fazer mais vendas. Do contrário, um nicho muito concorrido pode elevar muito seus custos.
Além disso, uma vez que você entra como comerciante em um nicho sem concorrência, torna-se muito difícil para empreendedores que entram depois no mesmo mercado conseguirem superar você, que chegou primeiro.
• Conheça os consumidores:
Estude previamente os consumidores que fazem parte do nicho onde você pretende atuar. Use ferramentas como a da Buyer Persona para compreender em profundidade como é o comportamento desses consumidores.
• Escolha o método de empreendedorismo:
No método do Plano de Negócios você realiza um extenso planejamento antes de começar a implantar na prática o negócio e-commerce e a loja virtual. Teoria e prática são visivelmente separados nesse sistema de empreendedorismo.
Já no método da startup e-commerce você planeja o mínimo e logo parte para testes práticos. Por exemplo, para verificar se há demanda para um produto, cria-se um anúncio teste (mesmo que o produto ainda não exista).
• Crie um mix de produtos:
Tanto o método do Plano de Negócios como o da startup e-commerce vão lhe fornecer as bases para a criação de um mix de produtos. Depois de pronto, você sempre poderá trocar alguns itens que não estejam vendendo tanto quanto o desejado.
• Conte com um produto de entrada:
Um produto de entrada é aquele que é bom, barato e que, por isso, gera alto desejo de compra. Ele é fundamental em lojas virtuais novas, nas quais os consumidores geralmente têm receio de comprar.
Com um produto de entrada será possível quebrar a barreira de incredulidade que as pessoas têm diante de algo novo como uma loja virtual recentemente lançada (como em breve será a sua).
• Escolha a plataforma e-commerce:
Uma vez com um mix de produtos pronto, escolha uma plataforma e-commerce para criar e gerenciar a sua loja virtual. O ideal é contar com um sistema top logo no início para, dessa maneira, não precisar fazer migração de plataforma e-commerce no futuro.
Isso sem falar que você poderá faturar mais com menos esforço dependendo do tipo de plataforma que você escolher. Use plataformas reconhecidas no mercado, tal como a VTEX, pois certamente elas não lhe deixarão na mão quando você precisar de escalabilidade.
• Invista em Marketing:
A Taxa de Conversão média do e-commerce nacional gira em torno de 1,5%. Isso significa que a cada 1.000 (mil) visitantes únicos de uma loja virtual, apenas 15 vendas são realizadas.
Sendo assim, você precisa investir em Marketing para assim contar com mais visitantes únicos. A maioria das lojas virtuais brasileiras recebe até 10 mil visitas mensais e, portanto, fazem em média 150 vendas por mês.
• Otimize tudo diariamente:
Um negócio e-commerce é dinâmico. Periodicamente surgem novas tecnologias que facilitam a vida do consumidor, as quais você precisará assimilar e integrar à sua loja virtual.
Ademais, as estatísticas de acessos dos consumidores poderão gerar insights para melhorias. Mudanças no mercado, crises econômicas e outras ocorrências também lhe forçarão a realizar otimizações.
Como ganhar dinheiro com loja virtual: o ponto de equilíbrio financeiro
Enfim, para saber quando terminam as despesas e começam os lucros, você precisará calcular o chamado Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF) do seu e-commerce. Trocando em miúdos, o PEF é o mínimo que a sua loja virtual deverá faturar em um período para, assim, não ter prejuízo. A partir desse ponto é que começam os lucros.
Para calcular o PEF você precisará somar todas as suas receitas e subtrair delas os custos variáveis. O total dessa conta é um percentual chamado de “Margem de Contribuição”. Para concluir, some todos os gastos fixos e divida-os pela Margem de Contribuição. O resultado é o montante em reais (R$) que deverá vender por mês para atingir o PEF. Tudo o mais que conseguir vender acima desse valor será o seu lucro mensal.
Peça a ajuda do seu contador para calcular o PEF do seu negócio e-commerce.