Mobile First vai virar Mobile Only no futuro?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Fique de olho nessa tendência e adapte sua loja virtual se for necessário!

No Mobile First, as aplicações web são desenvolvidas com foco nos smartphones. Contudo, elas também se adaptam às tecnologias maiores.

No Mobile First, as aplicações web são desenvolvidas com foco nos smartphones. Contudo, elas também se adaptam às tecnologias maiores.

O termo “Mobile First” foi criado pelo diretor de produtos do Google, Luke Wroblewski. Em 2009, ele publicou um artigo no blog Lukew sobre o tema, no qual menciona que aplicações web devem ser projetadas primeiramente para os dispositivos móveis. Posteriormente, o meio e-commerce usou essa ideia para a criação de lojas virtuais.

De fato, os primeiros sites eram construídos para uso nas telas grandes dos PCs. Entretanto, o surgimento de dispositivos móveis como smartphones e tablets gerou a necessidade de adaptação do conteúdo da web às telas menores. Logo, então, surgiriam o Design Responsivo e o Mobile First, que realizam essa adaptação.

Ocorre, porém, que apesar de o Mobile First priorizar as tecnologias móveis, ele ainda engloba os PCs e Notebooks. A loja virtual B.Blend da Brastemp é um exemplo disso. Ela é enxuta e foi projetada com plataforma VTEX para telas pequenas, mas também funciona muito bem nas telas maiores.

Agora, contudo, temos cada vez mais ouvido falar sobre o Mobile Only, conceito que abrange a criação de aplicações totalmente voltadas para smartphones, tablets e outras tecnologias do tipo. Resta, então, perguntar: será que, no e-commerce, o Mobile First vai ficar obsoleto e dar lugar ao Mobile Only?

O Mobile First vai evoluir para Mobile Only?

As vendas via smartphones crescem 36% em 2018, segundo pesquisa do Instituto Ipsos encomendada pela PayPal. Além disso, o m-commerce já ultrapassou o desktop em Publicidade, conforme nos revelou a SEMrush. E, enfim, o smartphone é o principal meio de acesso à internet para 92% dos brasileiros, de acordo com o IBGE.

Sendo assim, é natural pensar em uma migração do e-commerce para os dispositivos móveis, “existe uma tendência mundial que aponta que em três anos o Mobile First deve evoluir para Mobile Only”, revela o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri, na reportagem “Smartphones dominarão o e-commerce” publicada recentemente no Jornal do Brasil.

Mobile Only envolve somente o mobile. Mobile First envolve também outras tecnologias.

Mobile Only envolve somente o mobile. Mobile First envolve também outras tecnologias.

Ademais, as lojas mobile podem contar com funções e aplicações que superam o desktop em muitos sentidos, tais como as que envolvem:

• Geolocalização;

• Mensagens de texto via smartphone;

• Mensagens de voz via smartphone;

• O uso de QR Codes;

• Integração com aplicativos Android e iOS;

• Mobile Ads;

• Mais facilidade de integração com redes sociais;

• Mais facilidade para realização de televendas.

Então, dessa forma, o Mobile Only é atualmente uma tendência que pode se tornar realidade no futuro breve. As estatísticas de crescimento do e-commerce indicam que as tecnologias móveis serão a preferência dos consumidores na hora de fazer compras online. Logo, você empreendedor deve ficar de olho nessa tendência e se adaptar se for necessário.