Marketing para e-commerce: o que é conteúdo patrocinado?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Divulgue sua loja virtual em formato de notícia no meio jornalístico

Marketing para e-commerce: publique conteúdo patrocinado de forma ética e aumente a credibilidade do seu comércio eletrônico.

Marketing para e-commerce: publique conteúdo patrocinado de forma ética e aumente a credibilidade do seu comércio eletrônico.

No meio jornalístico, conteúdo patrocinado é aquele que as empresas pagam para publicá-lo em formato de notícia ou artigo, por exemplo, em revistas, jornais, portais e outras mídias do setor. Serve também para fins de Marketing para e-commerce.

Esse tipo de conteúdo é vantajoso porque ele empresta a credibilidade do Jornalismo ao seu anúncio. Se veiculado em mídias da Grande Imprensa, ele pode aumentar a confiança e a fidelidade a uma marca como a sua.

No entanto, apesar de serem publicados em formato de notícia, existem diferenças entre o conteúdo jornalístico e o patrocinado, confira:

• Conteúdo jornalístico:

É pago pelos assinantes e compradores de um jornal, revista, portal, etc. Serve para informar a sociedade acerca da economia, política, esportes e outras editorias. É serviço público em prol da cidadania.

• Conteúdo patrocinado:

É pago pelas empresas que pretendem anunciar uma marca, um produto ou um serviço específico. Apesar de informativo, seu foco não é a cidadania, mas a promoção ou publicidade corporativa / institucional.

Enfim, o fato desses dois tipos de conteúdo serem publicados em formato de notícia pode confundir os assinantes leitores das mídias jornalísticas. Como, então, evitar que os leitores se enganem? É o que abordarei a seguir.

Marketing para e-commerce: como usar o conteúdo patrocinado com ética

Eticamente é imperativo separar o conteúdo jornalístico do patrocinado. Então, todas as vezes que você for emplacar o Marketing para e-commerce nesse formato, exija que os administradores da mídia onde irá anunciar realizem essa separação.

Recentemente, durante o seminário “As novas configurações do Quarto Poder” realizado no Sesc Vila Mariana, a coordenadora do Estúdio Folha, Cleusa Turra, mencionou como o procedimento é realizado no jornal onde ela trabalha, “a primeira decisão que a Folha tomou foi: essa área [dedicada a conteúdos patrocinados] não diz respeito ao editorial, pois o Jornalismo que a Folha quer realizar não é um conteúdo para as marcas. Por isso, essa nova área está lado a lado com a Publicidade”, explicou.

Um exemplo de separação é o realizado pelo portal Exame. Quando o conteúdo é patrocinado, os editores incluem no topo da matéria os seguintes dizeres: “Este conteúdo de divulgação comercial é fornecido pela empresa ‘X’ e não é de responsabilidade de EXAME.com”. Por fim, antes da matéria patrocinada, eles ainda incluem a tag “COMUNICAÇÃO CORPORATIVA”.

Todo cuidado é pouco nesse caso, pois tanto a credibilidade do jornal quanto a do anunciante podem ser colocadas em questionamento se o anúncio (o conteúdo patrocinado) não for veiculado com transparência.

Marketing para e-commerce: como contratar conteúdo patrocinado

Primeiramente, você deve escrever o seu anúncio em formato de notícia ou outra matéria jornalística. Logo depois, será necessário entrar em contato com o setor de anúncios ou publicidade do veículo jornalístico de interesse para contratar o serviço.

Quando o veículo jornalístico é da Grande Imprensa, quase sempre existe uma tabela de preços. Esta, por sua vez, é divulgada abertamente na internet ou enviada por e-mail. Nas mídias de pequeno porte, contudo, nem sempre existe esse recurso.

Seja como for, tente negociar os preços. E lembre-se, um bom Marketing para e-commerce em formato de conteúdo patrocinado pode aumentar a fidelidade do público em relação à sua marca. Faça do jeito certo e tenha sucesso!