“Como montar uma loja virtual passo a passo?” é a pergunta que não quer calar. Certamente, muitos empreendedores como você querem saber a resposta. O processo poderá contar com duas etapas, são elas:
– A do empreendedorismo:
Caso ainda não possua uma empresa / negócio, será necessário criar uma do zero. Essa etapa é chamada de empreendedorismo e-commerce.
– A da montagem do site e-commerce:
Caso já possua uma empresa / negócio, bastará então criar um site e-commerce. Se quiser, poderá também integrar loja física e virtual.
Saiba mais sobre essas duas etapas a seguir.
Como montar uma loja virtual passo a passo: empreendedorismo e-commerce
Primeiramente, para comercializar produtos a partir de uma loja virtual é necessário ter CNPJ. Sendo assim, a fase de empreendedorismo e-commerce é só para quem ainda não tem empresa aberta. Dessa forma, será necessário criar um negócio antes de criar uma loja virtual. Isso envolve, basicamente:
– A criação de vários modelos de negócios, o que pode ser feito com o Business Model Canvas (BMC). Estes serão os primeiros esboços da sua empresa e-commerce;
– A transformação do seu modelo de negócios mais promissor em um Plano de Negócios (PN). Um PN é um documento mais bem elaborado e aprofundado que o BMC;
– A abertura formal de uma empresa de acordo com os parâmetros propostos na versão final do PN.
O BMC e o PN são recursos de planejamento que lhe ajudarão a organizar a Logística, o Marketing, a Cultura Organizacional e outros parâmetros da sua empresa e-commerce. De acordo com o Sebrae, o planejamento prévio aumenta o tempo de sobrevivência das empresas no mercado.
Como montar uma loja virtual passo a passo: a montagem do site e-commerce
Para quem está tentando saber como montar uma loja virtual passo a passo e já tem uma empresa aberta, o processo é mais fácil. Isso porque o negócio já está pronto, restando apenas o trabalho de criar o site e-commerce.
O jeito mais fácil de criar um site e-commerce é por meio de uma plataforma e-commerce. Existem várias no mercado. Leve seu tempo pesquisando algumas. Depois de fazer sua escolha, realize as seguintes tarefas:
– Registre um domínio para a sua loja virtual;
– Crie o layout da sua loja virtual;
– Desenvolva o Design com as cores e símbolos estipulados na Cultura Organizacional;
– Crie as páginas de categorias de produtos;
– Produza as páginas de produtos;
– Descreva os produtos;
– Insira fotos, vídeos, infográficos e outros recursos sobre os produtos;
– Desenvolva a página “Sobre”;
– Produza as páginas de políticas de entregas, trocas, etc.;
– Crie as páginas de apoio como “contatos”, etc.;
– Integre um blog e-commerce;
– Integre os sistemas de pagamento;
– Integre os sistemas de segurança;
– Integre os sistemas de entrega conforme estipulados no seu PN;
– Integre o sistema ERP e outros softwares de apoio.
O serviço de montagem da loja virtual poderá ser terceirizado para uma agência e-commerce, se você preferir.
Uma vez que a loja virtual estiver montada, invista em campanhas de Marketing e Marketing Digital. Isso lhe ajudará a conseguir visitantes, os quais poderão ser convertidos em compradores.