Empreendedorismo e-commerce: 25% dos donos de lojas virtuais atuavam em grandes empresas

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Pesquisa da Loja Integrada também revela que 73% dos entrevistados estão mais satisfeitos com a vida depois de começarem a se dedicar ao comércio eletrônico

No empreendedorismo e-commerce, você pode começar pequeno, aproveitar as oportunidades, medir os resultados, aprender e crescer.

No empreendedorismo e-commerce, você pode começar pequeno, aproveitar as oportunidades, medir os resultados, aprender e crescer.

Veiculado recentemente no portal Segs, o Censo E-commerce 2018 realizado pela Loja Integrada expõe que, no empreendedorismo e-commerce, a maioria dos criadores de lojas virtuais no Brasil está sobretudo otimista em relação aos resultados para este ano. Vejamos, então, os dados completos desse estudo, a seguir.

Empreendedorismo e-commerce: dados gerais da pesquisa

Primeiramente, é importante dizer que a pesquisa de autoria da Loja Integrada abarcou as respostas de 1.989 lojistas virtuais de todo o território brasileiro. Conforme esse estudo, dos entrevistados:

• 42,7% possuem 30 a 39 anos;

• 64,9% são homens;

• 51,7% são casados(as);

• 52,3% não têm filhos;

• 41,6% possuem ensino superior completo.

Por fim, vale lembrar que a Loja Integrada, que pertence à VTEX, possui uma base de 700 mil lojas virtuais. Desde sua fundação, em 2013, seus usuários já comercializaram mais de 10 milhões de produtos online.

Principais percentuais do empreendedorismo e-commerce no Brasil, segundo estudo da Loja Integrada

De acordo com o Censo E-commerce 2018 da Loja Integrada, o empreendedorismo e-commerce no Brasil proporciona uma vida mais satisfatória para quem empreende. Dentre os entrevistados do estudo:

• 73,0% estão mais satisfeitos com a vida após se dedicarem ao e-commerce;

• 55,5% abriram e-commerce porque queriam atuar como empreendedores;

• 25,8% deixaram grandes empresas para abrir e-commerce;

• 53,3% trabalhavam em alguma empresa antes de investir no e-commerce;

• 89,0% estão otimistas em relação ao ano de 2018;

• 58,8% escolheram categoria após identificarem uma oportunidade no mercado;

• 46,9% atuam no e-commerce há um ano ou menos;

• 67,3% usam o Youtube como plataforma de aprendizagem no e-commerce;

• 85,8% usam o Facebook para divulgação de produtos;

• 71,5% usam o Instagram para divulgação produtos;

• 51,8% disseram que fazer a divulgação de e-commerce é um problema;

• 49,0% investiram menos de R$ 1 mil para abrirem suas lojas virtuais;

• 43,5% trabalham sozinhos(as);

• 25,4% atuam na categoria de moda e-commerce.

Neste cenário, há ao menos duas formas de se dar bem nos negócios. Uma delas é começar pequeno, aproveitar oportunidades, medir resultados, aprender e crescer paulatinamente. A outra é realizar um extenso planejamento para, desta forma, conseguir implantar um e-commerce grande desde o início.

A propósito, acesse o artigo “Quanto custa uma loja virtual?” e fique por dentro da média de investimento que você precisará fazer para implantar um e-commerce como Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Empresa de Médio Porte ou Empresa de Grande Porte, no Brasil.