Como descrever minha loja virtual?

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Um passo a passo para você criar a página “sobre” do seu e-commerce

"Como descrever minha loja virtual?" é uma dúvida frequente entre empreendedores de sites de e-commerce no Brasil

“Como descrever minha loja virtual?” é uma dúvida frequente entre empreendedores de sites de e-commerce no Brasil

Em dado momento da criação de um e-commerce surge a dúvida “Como descrever minha loja virtual?”, a qual é muito pertinente. Em geral, neste caso, o empreendedor busca uma solução para inserir em sua página “Sobre”. Já lhe digo prontamente que não se pode escrever qualquer coisa nesta página, pois ela é geralmente uma das mais visitadas em um site ou loja online. É preciso ter critério.

Cada item de uma página “Sobre” deve soar como um argumento de vendas. Leia, a seguir, um pequeno roteiro sobre como fazer exatamente isso.

Como descrever minha loja virtual: um pequeno roteiro

Para responder à questão “Como descrever minha loja virtual” criei uma lista com itens que podem fazer a diferença nesse processo. Cada um desses itens é um argumento de vendas, que gera mais autoridade e mais credibilidade para a sua loja. Confira:

– Boas-vindas:

Não há nada melhor do que começar um texto dando as boas-vindas aos internautas. Se, por exemplo, você tiver um e-commerce automotivo chamado “Pico Automotivo”, que tal começar sua descrição desta forma?:

“Bem-vindo(a) ao Pico Automotivo, a maior loja virtual de carros do distrito” ou, ainda, “Seja bem-vindo(a) ao Pico Automotivo, o e-commerce onde você poderá comprar carros seminovos com os preços dos antigos”.

Pessoalmente, gostei mais da segunda opção, pois ela revela de cara o que a loja virtual faz.

• Acesse e leia também o post “Divulgar e-commerce” e saiba como transformar sua loja virtual em uma fonte de consultas e pesquisas

– História:

Depois das boas-vindas, comece a contar a história do seu e-commerce. Aborde, por exemplo, o fundador, a data de fundação, as dificuldades iniciais e o modo como estas foram superadas. Observe:

“Fundada em 1999 pelo Sr. João Senna (59), a Pico Automotivo é atualmente uma das lojas virtuais de carros de maior sucesso no distrito. Mas nem sempre foi assim. No início, com tecnologias e-commerce precárias, a loja teve seguidos meses de prejuízos. Entretanto, essas dificuldades foram superadas e hoje são utilizadas como motivação para os colaboradores.

Perceba que humanizar um pouco a história poderá proporcionar mais credibilidade à sua loja virtual, e isso é ótimo. Segundo a Filosofia Lovemarks, histórias bem contadas podem inspirar os consumidores e fidelizá-los. Mas não se alongue muito. Seja breve.

– Cultura Organizacional:

Outro item interessante que responde à sua pergunta “Como descrever minha loja virtual?” é a inserção da Cultura Organizacional do seu negócio. Isto é, a publicação da Missão (motivo de ser), da Visão (objetivo em longo prazo) e dos Valores (modo de ser) da sua empresa. Como no exemplo:

Missão: o Pico Automotivo é um e-commerce voltado para a venda de carros seminovos com preços baixos;
Visão: se tornar o maior site de venda de carros seminovos do estado até 2025;
Valores: atuar com ética e respeito aos consumidores.

– Depoimentos:

De acordo com pesquisa da NeoAssist, “70% [dos consumidores] confiam na opinião dos outros consumidores”. Daí a importância de apresentar depoimentos de dois ou três dos seus clientes na página “Sobre”. Faça isso logo após a história ou a exposição da sua Cultura Organizacional”. Observe um exemplo (fictício):

“Comprei um Volks New Beetle em excelentes condições e fiquei muito satisfeito. Estou com o carro há uma semana e ele está ótimo. A loja virtual da Pico Automotivo é super rápida. Fiz minha proposta e logo fui respondido. Certamente, está recomendadíssima!” – Nelsinho Pé de Pilão

E outro:

“Logo que entrei na loja virtual da Pico Automotivo percebi o quanto ela é diferenciada. Tem muitas opções, o que me deixou um pouco indecisa no início. Porém, finalmente, consegui comprar o meu carro. Adorei a experiência de compra nessa loja. Vou voltar para comprar acessórios.” – Vilminha Charmosa.

Observe como os depoimentos melhoram a reputação e aumentam a autoridade da loja online.

Obviamente, os depoimentos não podem ser inventados. Eles devem ser reais.

– Mais credibilidade:

Para aumentar a credibilidade da sua loja virtual, insira o endereço, o e-mail, o telefone e outros meios de contato. Informe também o CNPJ da sua empresa. As pessoas gostam de saber de quem exatamente estão comprando. Além disso, se algo der errado, os consumidores precisarão saber onde poderão reclamar. Isso significa que sem esses itens que geram credibilidade, muitas pessoas deixam de fechar uma compra.

Além disso, se a sua loja virtual tiver saído em matérias da pequena, média ou grande imprensa, aponte os links para elas. Isso vai aumentar a sua autoridade. Caso não tenha reportagens, então contrate uma assessoria de imprensa para colocar seu e-commerce nessas mídias.

– Segurança:

Mencione ou ponha as imagens que indiquem os protocolos, selos e certificações de segurança que o seu site e-commerce possui. Isso vai aumentar a confiança do consumidor na hora em que ele tiver que inserir os dados do cartão de débito ou de crédito na página de pagamento.

Conclusão

Para resumir as respostas à sua pergunta “Como descrever minha loja virtual?”, digo que é importante criar uma página “Sobre” com elementos que soam como argumentos de vendas.

Assim, como visto, ao produzir a página “Sobre”, faça de tudo para aumentar a reputação, a autoridade e a credibilidade do seu site e-commerce. Cada detalhe da sua loja virtual deve gerar mais confiança, pois no comércio eletrônico a confiança é tudo.