Muito se fala em e-commerce mas poucos sabem que existem diversas modalidades de comércio eletrônico. Conheça algumas delas.
Muito provavelmente o seu empreendimento já faça comercializações com os tipos mais diferentes de públicos, como fornecer ou receber materiais de outras empresas, vender diretamente para o consumidor final, trabalhar para ou governo ou realizar parcerias comerciais com empresas para vender os seus produtos ou serviços.
Sendo assim, todo este cenário e estes públicos com os quais você já estabelece relações comerciais, também podem ser ampliados para uma aplicação à realidade do comércio eletrônico, ou seja, você pode trabalhar com todos os tipos de públicos que a sua empresa negocia a partir da utilização do E-Commerce.
Neste artigo, iremos apresentar todas as formas de comercialização eletrônica que o seu negócio pode gerar através do E-Commerce, para os tipos mais diferentes de públicos de interesse que o seu negócio tenha.
E-Commerce B2B
B2B é a sigla para “business to business”, ou seja, a sua empresa comercializando os produtos para outra empresa ou recebendo os produtos de algum fornecedor.
Quando o B2B é levado para o E-Commerce, apresenta-se como uma possibilidade de expansão de negócios, ao modo em que a sua empresa passa a ter a chance de comercializar os seus produtos com todas as empresas do Brasil, havendo, evidentemente, a infraestrutura e a logística adequada para distribuir os seus produtos.
E-Commerce B2C
É o tipo de venda mais comum e se você possui uma loja virtual, já está habituado a ele. Trata-se da venda que é realizada -diretamente para o consumidor final.
Através do E-Commerce B2C, a sua empresa tem a oportunidade de aumentar as vendas para o varejo e estabelecer um relacionamento entre a marca e o consumidor, visando a fidelização do cliente.
E-Commerce B2E
B2E é a sigla para “business to employee”, que é o processo de venda que é realizado quando a empresa vende diretamente para seus funcionários.
Ao disponibilizar esta forma de comercialização eletrônica através do E-Commerce, considera-se que os colaboradores da empresa tenham uma oportunidade a mais, ou ainda um canal de compra a mais para consumir os produtos da própria empresa.
E-Commerce C2C
Dentro do cenário do E-Commerce, C2C é um site que possibilita a compra e venda de consumidor para consumidor, havendo diversos exemplos recentes de sites deste tipo, como os sites de anúncios gratuitos e os sites que oferecem oportunidades de negociação entre as pessoas comuns, que não são representadas por intermédio de empresas.
O site que disponibiliza esta forma de comercialização eletrônica geralmente fica com uma parte da renda circulada por meio desta contratação, como uma forma de custear os serviços fornecidos e também lucrar, evidentemente.