SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de práticas do Marketing Digital que visam melhorar a classificação das páginas de blogs, lojas virtuais e outros sites nas Search Engine Results Page (SERPs) de motores de buscas como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo. Essas práticas podem ser internas ou externas a um site. Quando internas, nós as chamamos de SEO técnico.
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O SEO técnico, portanto, abrange os refinamentos que podemos fazer dentro de um site para melhorar a indexação, classificação e ranqueamento de suas páginas nas SERPs. Desse modo, espera-se que as páginas e o site como um todo recebam mais visitas orgânicas. E se for um site de e-commerce, espera-se também que ele possa aproveitar esse aumento de visitas para gerar mais vendas.
Neste artigo, nós vamos propor 10 ações de SEO técnico para você tentar colocar em prática no seu e-commerce. E, além disso, citaremos algumas vantagens deste tipo de SEO, apresentaremos algumas ferramentas e lhe informaremos sobre suporte para implementação. Acompanhe!
10 AÇÕES DE SEO TÉCNICO PARA E-COMMERCE
Sites de buscas como o Google possuem robôs que rastreiam a web para encontrar, indexar e classificar páginas. Dessa maneira, eles facilitam o trabalho dos internautas de pesquisar e encontrar o conteúdo que precisam online. Esses robôs são, vamos dizer assim, os bibliotecários da internet. Para que eles possam encontrar as páginas do seu e-commerce e distribuí-las para os leitores, os seus sites precisam falar a língua desses robôs. Mas como fazer isso? Implementando ações de SEO técnico.
Entre as ações de SEO técnico que você, comerciante, pode implementar no seu e-commerce podemos citar, por exemplo:
- Organização coerente da arquitetura do site de e-commerce ou blog;
- Otimização da velocidade de carregamento das páginas;
- Configuração de sitemap XML;
- Estruturação de URLs amigáveis;
- Compressão de imagens;
- Utilização de tags canônicas para, desse modo, reduzir os conteúdos duplicados;
- Produção de conteúdo de forma semântica com metadados, metatags e dados estruturados;
- Configuração de robots.txt;
- Correções de erros 404 e redirecionamentos 301;
- Criação de páginas responsivas, que se adaptam às telas nos desktops, tablets e smartphones.
Para estas e outras ações de SEO técnico, você poderá usar ferramentas como o Google Search Console, Bing Webmaster Tools, Google Analytics, PageSpeed Insights, Mobile-Friendly Test e plataforma e-commerce headless, por exemplo. Além disso, usar um CMS como o deco.cx, que permite acelerar a velocidade de carregamento das páginas, é uma excelente ideia. Seja como for, as vantagens do SEO técnico são excelentes. Conheça algumas delas em seguida!
VANTAGENS
Aplicando o SEO técnico na sua loja virtual e blog de e-commerce você ganha:
- Velocidade de carregamento das páginas, o que proporciona melhor experiência aos consumidores (vide case da Rede Torra sobre isso);
- Indexação de conteúdo com menos erros e mais qualidade nos motores de buscas;
- Páginas mobile friendly que, sendo assim, são mais facilmente encontradas pelos consumidores;
- Blog e loja virtual com navegação fácil o que, desse modo, fornece melhor usabilidade.
Vantagens como estas culminam em mais vantagens como o aumento da visibilidade e credibilidade do seu e-commerce. E, além disso, elas reduzem a taxa de rejeição e o abandono de carrinho. Por isso, se você quer melhorar sua competitividade online, invista em SEO técnico! Saiba como a seguir!
SUPORTE PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SEO TÉCNICO NO E-COMMERCE
Para implementar o SEO técnico no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação e expertise nas melhores ferramentas de SEO da atualidade; e em plataformas como a VTEX e no CMS deco.cx, que também são fundamentais para qualquer projeto neste ramo. Além disso, ela fornece consultoria, treinamento e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
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A Agência e-Plus surgiu na história em 2013 e, desde então, já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital, boa parte deles na área de SEO técnico. Ela já realizou serviços para empresas como a Wahl Clipper, Xerox e Sonda, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Brasil, Argentina, Equador e Colômbia, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: