UPC: o que é e qual sua importância no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba mais sobre o código de barras que identifica produtos nos Estados Unidos e no Canadá!

Foto: a imagem mostra uma pessoa recebendo duas caixas em sua porta. As caixas têm códigos de barras que remetem ao UPC, que são usados para identificar os itens dentro das caixas no varejo.
UPC é um código de barras que serve para identificar produtos nos Estados Unidos e no Canadá. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Sigla para Universal Product Code, o UPC é um código de barras de 12 dígitos, os quais servem para identificar produtos de maneira única. Ele funciona como se fosse uma Carteira de Identidade, dessas que as pessoas usam no Brasil, mas só que neste caso serve para reconhecer e diferenciar produtos. Ele tem a mesma função do EAN, que, por sua vez, tem 13 dígitos. O UPC surgiu para contemplar apenas os territórios dos Estados Unidos e Canadá, enquanto o EAN para abranger a Europa. Entretanto, em 2005, o sistema internacional de padrões GS1 integrou ambos, criando assim o código GTIN, sendo GTIN-13 (EAN) e o GTIN-12 (UPC). Saiba mais em seguida!

Siga a @agenciaeplus no Facebook!

COMO USAR UPC NO E-COMMERCE?

Se você estiver no Brasil, então não há necessidade de utilizar o código de barras UPC nos seus produtos, a menos que você pretenda exportá-los ou vendê-los em lojas físicas dos Estados Unidos e Canadá. Seja como for, o primeiro passo para começar a fazer uso desse tipo de código é cadastrar-se na Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), que vende as licenças para tal.

Assim que acessar o site da GS1, você poderá comprar as licenças para UPC. Mas lembre-se, é necessário fazer um pagamento de entrada e, posteriormente, realizar o pagamento das taxas anuais. Logo depois de realizar o cadastro, acesse o site Cadastro Nacional de Produtos para gerar os seus códigos, imprimí-los e adicioná-los aos produtos do seu e-commerce. 

Além disso, você poderá inserir os seus códigos UPC em Notas Fiscais (NFs), etiquetas de preço, catálogos, documentos de armazéns e logística, entre outros lugares. Dessa maneira, será possível automatizar e aumentar a agilidade de processamento da sua empresa e reduzir custos, entre outras vantagens. Continue lendo para saber mais!

Vídeo: aproveite que está aprendendo sobre códigos de barra e saiba mais sobre o EAN (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

VANTAGENS

Entre as maiores vantagens de usar o código de barras UPC para identificar os seus produtos no e-commerce podemos citar, por exemplo:

  • Identificação de produtos em marketplaces como a Amazon e Mercado Livre;
  • Exportação e comércio de produtos sobretudo para e nos Estados Unidos e Canadá;
  • Rastreabilidade dos caminhos dos produtos desde a fabricação até a venda.

Biblioteca Virtual da Agência e-Plus

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente os nossos e-books e conteúdos sobre e-commerce e Marketing Digital!

Ademais, o UPC fornece possibilidade de automatizar processos de conferências de produtos, aumentando a agilidade. Ele pode reduzir erros e otimizar a cadeia de suprimentos. Também pode reduzir fraudes, simplificar operações comerciais e acelerar o checkout na sua loja virtual, entre outros benefícios. Por isso, não se esqueça de incluir o UPC no seu projeto de e-commerce!