Presença de lojas virtuais dentro de marketplaces digitais sobe 410% entre 2019 e 2023

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as principais vantagens de vender em shoppings online!

Foto: mulher fazendo compras em um site de e-commerce. Imagem simboliza as compras em marketplaces digitais.
Marketplaces digitais contam com a tecnologia split de pagamento, que distribui o pagamento entre lojistas, transportadoras e instituições financeiras. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com

Marketplaces digitais são portais de comércio eletrônico que funcionam como shoppings centers online. Sendo assim, eles possibilitam que varejistas como você possam realizar vendas dentro deles, com benefícios para ambos os lados. Neste artigo, apresentaremos dados sobre a presença de lojistas virtuais em marketplaces, bem como mencionaremos algumas vantagens de fazer isso. Acompanhe!

Vídeo: saiba por que o marketplace funciona tão bem (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

LOJAS VIRTUAIS DENTRO DE MARKETPLACES DIGITAIS

De acordo com a 10ª edição da pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro veiculada em 2024 pela bigdatacorp, o número de lojistas online que marcam presença em marketplaces digitais subiu 5,1 vezes, isto é, 410% entre os anos de 2019 e 2023.

Conforme o referido estudo, as lojas virtuais que, além da própria loja, também estavam em algum marketplace eram apenas 3,99% em 2019, passando para 5,73% em 2020 e 10,46% em 2021. Em seguida, elas avançaram para 14,82% em 2022 e finalmente 20,35% em 2023. 

Biblioteca Virtual da Agência e-Plus

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente os nossos e-books e conteúdos sobre e-commerce e Marketing Digital!

Além disso, a bigdatacorp constatou que 71,45% das lojas virtuais participantes do estudo atuam em 2 ou mais marketplaces em 2023. Todavia, essa representação já foi de 86,64% em 2019, 77,23% em 2020, 55,35% em 2021 e 69,76% em 2022. Isso mostra que há uma variação para cima e para baixo ano a ano, mas sempre acima dos 50%.

Siga a @agenciaeplus no Tiktok!

Os dados desta pesquisa certamente apontam que varejistas online como você estão cada vez mais percebendo que os marketplaces digitais podem ajudá-los a alavancar seus negócios. E, de fato, as vantagens de integrar-se a estes shoppings online são muito boas. Continue lendo para conhecer algumas delas!

VANTAGENS DOS MARKETPLACES DIGITAIS PARA VAREJISTAS

Para quem já é varejista e atua sobretudo no e-commerce, entrar para um ou mais do que um marketplace digital pode, sem dúvida, auxiliar no crescimento da marca e negócios online. Entre as vantagens de aderir a esse novo canal de vendas podemos citar, por exemplo:

  • Maior visibilidade: os marketplaces geralmente possuem um público amplo, o que pode aumentar a audiência do seu e-commerce;
  • Confiança dos consumidores: a alta credibilidade de marketplaces como os da Amazon, Mercado Livre e Aliexpress, por exemplo, é repassada para a sua marca, ajudando-o, desse modo, a vender mais;
  • Distribuição de pagamentos: com a tecnologia split de pagamento, os marketplaces digitais conseguem distribuir os pagamentos dos clientes entre os lojistas, dono do marketplace, transportadoras e instituições financeiras instantaneamente;
  • UGC como Marketing: marketplaces contam com vasto Conteúdo Gerado por Usuários na forma de avaliações de produtos, o que funciona como Marketing e, por isso, ajuda a gerar mais vendas;
  • Gestão fácil: hoje em dia, os marketplaces digitais podem integrar-se com a sua loja virtual, de modo que você poderá gerenciá-los a partir da sua plataforma e-commerce;
  • Logística simplificada: muitos marketplaces digitais já possuem formas consolidadas de fazer entregas, bastando que você adapte o seu e-commerce a elas.

Além disso, os marketplaces digitais proporcionam escalabilidade para os varejistas, sem que para isso você precise investir em infraestrutura adicional. Por essas e outras, integrar seu e-commerce com esses shoppings online pode valer muito a pena.

Marketplace in e Marketplace out

Importante mencionar, além de atuar nos marketplaces de outras marcas, condição que chamamos de marketplace out, você também pode transformar o seu e-commerce em um marketplace, o que denominamos marketplace in. No próximo tópico, mostraremos como fazer isso. Acompanhe!

Vídeo: saiba mais sobre marketplace out e in (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

COMO TRANSFORMAR SEU E-COMMERCE EM MARKETPLACE IN?

Para transformar seu e-commerce em marketplace in e, dessa maneira, permitir que outros lojistas façam vendas dentro dele mediante comissões que eles deverão lhe pagar, é muito simples. Basta usar uma plataforma de e-commerce como a VTEX, por exemplo, que já vem com um sistema de marketplace nativo. Ela possibilita tanto o marketplace in quanto o out

A plataforma VTEX é, portanto, uma excelente escolha para varejistas que querem ter ou participar de marketplaces digitais. Se você já a utiliza, ótimo. Mas caso ainda não, é possível migrar ou implementar um e-commerce/marketplace do zero com esta plataforma em algumas semanas. O investimento pode render ótimo retorno em médio e longo prazos.