Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Hoje vamos dar sequência à nossa série mensal sobre os grandes cases de sucesso da VTEX, que iniciamos em janeiro de 2023. Desde então, já mostramos aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz, Colgate, L´Oréal, C&A, Panasonic, Oster, Coca-Cola, Nestlé Chile e Whirlpool. Agora chegou a vez do Walmart Argentina, que desde que começou a usar a VTEX cresceu 769%. Acompanhe em seguida esta instrutiva história de sucesso!
- Assim que puder clique em “O que é VTEX” e saiba mais sobre essa plataforma de comércio eletrônico!
HISTÓRIA DO WALMART
Fundado pelo magnata estadunidense Sam Moore Walton em 1962, o Walmart é uma rede de supermercados que cresceu rapidamente, como se fosse uma startup. Para você ter uma ideia, antes daquela década terminar, a empresa já contava com mais de 24 lojas no estado do Arkansas, nos EUA. Em 1968, Walton já somava mais de US$12 milhões em vendas.
No final dos anos 1960, o magnata começou a abrir ainda mais novas lojas, mas em regiões cada vez mais distantes do Arkansas. E quando chegou o ano de 1969, a empresa possuía mais de 1.500 empregados e faturava US$44 milhões. Seis anos adiante, em 1975, a rede aumentara para 125 lojas, 7.500 colaboradores e US$340 milhões em receita.
Fenômeno das redes de supermercados, o Walmart tem atualmente mais de 10.500 lojas em mais de 20 países. Além disso, mantém sites de comércio eletrônico que funcionam em múltiplas regiões ao redor do planeta. Juntas, essas lojas físicas e online faturaram US$572.8 bilhões em 2022.
Na Argentina, especificamente, o Walmart atua desde 1995. Em 2011, implantou o seu primeiro e-commerce no país, usando para isso uma plataforma monolítica. Esta plataforma, entretanto, tornou-se obsoleta rapidamente para a companhia, isso porque o Walmart precisava de uma tecnologia mais avançada, que pudesse sustentar seu crescimento online e físico. Aí surgiu a ideia de usar a VTEX. Continue lendo para saber mais!
O PROJETO DO WALMART COM TECNOLOGIAS VTEX
Primeiro peixe grande da VTEX, o Walmart tornou-se cliente desta plataforma e-commerce no Brasil, em 2007. Com o sucesso da parceria, a empresa começou a expandir o seu uso para outros países da América Latina. Assim, a filial argentina adotou a VTEX em 2015.
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Neste projeto, os diretores do Walmart Argentina pretendiam criar uma operação omnichannel. Essa operação deveria integrar suas 90 lojas com o e-commerce, rede de produção e distribuição na região. Era impossível realizar tal plano com a plataforma monolítica que eles vinham usando. Mas com a VTEX a história era outra. Descubra no próximo tópico!
SOLUÇÕES
Em 2015, portanto, o Walmart Argentina migrou de uma antiga plataforma monolítica para a plataforma e-commerce headless VTEX. Este processo durou 6 meses. Ao final, várias novas soluções conferiram maior poder de comunicação, integração, processamento e comércio para a marca.
Com a VTEX, o Walmart Argentina passou a contar com soluções como:
- Retirada de pedidos do e-commerce nas lojas físicas;
- Retirada na calçada em um dos hipermercados;
- Integração da equipe do e-commerce com a das lojas físicas, gerando ajuda mútua entre colaboradores;
- Gestão de milhares de SKUs com condições, preços e disponibilidade de estoque diferentes.
Além disso, o Walmart Argentina integrou a plataforma VTEX com o OMS Janis. Assim, a empresa agregou business intelligence, gestão de pedidos distribuída, otimização de rotas de entrega, gestão de frotas e operação centralizada de vários canais de vendas, entre outros recursos. Estas e outras soluções proporcionaram excelentes resultados para o Walmart, como se pode observar no próximo tópico. Prossiga a leitura!
RESULTADOS DO WALMART COM TECNOLOGIAS VTEX
Com a VTEX, o Walmart passou a ter uma operação mais transparente, sem custos ocultos. A nova plataforma também dispensa manutenções internas complicadas. Com ela, a rede de supermercados obteve resultados como:
- 42% de aumento na taxa de conversão durante a pandemia de Covid-19;
- 769% de crescimento desde que o Walmart juntou-se com a VTEX em 2011 na Argentina.
Na Argentina, a VTEX permitiu ao Walmart escalar suas operações físicas e online, de forma conectada, como se fossem apenas um. Isso propiciou maior conveniência e melhores experiências de compras para os consumidores. Hoje, mais de 90% das operações do Walmart na América Latina tem a cobertura da plataforma VTEX. Enfim, esta é uma plataforma que verdadeiramente é importante implementar. Pois saiba como fazer isso logo a seguir!
COMO IMPLEMENTAR TECNOLOGIAS VTEX NO E-COMMERCE?
Para implementar um projeto com tecnologias VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação nesta plataforma desde 2015 e faz parte do Quadrante VTEX desde 2018. Desse modo, ela tem habilitação para criar, implementar, migrar, integrar, testar, configurar, otimizar, atualizar, evoluir, escalar, divulgar, performar e gerenciar lojas virtuais e marketplaces com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Xerox, Pirelli, Wahl Clipper (Latam), Embelleze (Europa), Pierre Cardin, Speedo, Sonda, Zaffari e Le Coq Sportif, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros lugares. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: