Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Estamos aqui novamente para apresentar mais um case de sucesso com tecnologias VTEX. Lembrando que já mostramos aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz, Colgate, L’Oréal, C&A, Panasonic, Oster, Nestlé e Whirlpool. A bola da vez é a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), nada mesmo do que a maior cervejaria do planeta Terra. Acompanhe essa história de sucesso a partir de agora!
- Assim que puder clique em “VTEX” e saiba mais sobre esta plataforma de comércio eletrônico!
HISTÓRIA DA AB INBEV
A AB InBev surgiu na história em 2008, fruto da fusão e integração de outras grandes indústrias do ramo de bebidas, algumas delas centenárias. Com sede em Lovaina, na Bélgica, ela possui múltiplas fábricas e operações em mais de 140 países, incluindo nos EUA, Brasil e Inglaterra.
Clique em “TikTok Agência e-Plus” e, em seguida, pressione o botão “Seguir” para se inscrever no nosso perfil na rede social TikTok e receber gratuitamente as nossas atualizações de conteúdo sobre e-commerce e Marketing Digital. Junte-se a outros comerciantes inteligentes que já fizeram isso!
Esta poderosa multinacional conta com um verdadeiro exército de 169.000 funcionários. Esses colaboradores são responsáveis por fabricar e distribuir no mercado mais de 500 marcas de produtos, entre os quais cervejas muito famosas como a Budweiser, Skol e Brahma, por exemplo.
A estrutura complexa da AB InBev, com tentáculos em múltiplos mercados e canais de vendas, requereu uma parceria de tamanho equivalente para evoluir suas estratégias de expansão. Por isso, desde 2016, a AB InBev tem um contrato tecnológico com a multinacional cloud commerce brasileira VTEX.
E com a pandemia de Covid-19 no início dos anos 2020, a AB InBev ampliou ainda mais esse contrato, ativando assim as tecnologias VTEX em vários países e em diferentes contextos. Confira em seguida alguns detalhes desse projeto!
O PROJETO DA AB INBEV COM A VTEX
O projeto da AB InBev com a VTEX compreende a implementação de tecnologias capazes de aumentar o potencial de vendas da cervejaria em:
- Vários países;
- Múltiplos mercados;
- Diferentes idiomas;
- Diversas moedas;
- Vários modelos de e-commerce (DTC, B2B, etc);
- Diferentes modos de frete e entregas;
- Múltiplos meios de pagamento.
A ideia, enfim, era e ainda é ampliar a presença das marcas da AB InBev no comércio eletrônico em diferentes regiões geográficas. Como se pode observar adiante, soluções da VTEX para esse projeto não faltam. Continue lendo!
SOLUÇÕES
Entre as tecnologias da VTEX utilizadas pela AB InBev nos últimos anos podemos citar, por exemplo, a plataforma headless VTEX, o sistema VTEX OMS e o modo de marketplace nativo, entre outras, que possibilitaram soluções como:
- Criação de várias lojas virtuais DTC como o Empório da Cerveja, Chop Brahma e BackusYa, etc;
- Desenvolvimento de lojas de marca única como a Cerveza Aguila, Cerveza Poker e Club Colombia;
- Integrações de franquias aos sistemas das lojas virtuais;
- Implementação de sistema de envios de cervejas a partir das lojas mais próximas dos clientes;
- Implementação de aplicativos e experiências de entregas de cervejas como o Zé Delivery;
- Criação de cardápios online, o Menu Digital, para os pubs de cerveja do Reino Unido;
- Implementação de estratégias de geolocalização e uso de dark stores;
- Inserção de recursos para cashback, vale-presente, pagamento parcelado e avaliações de clientes;
- Integrações com sistemas de transporte e entregas locais em cada país.
Com estas e outras soluções, a AB InBev obteve excelentes resultados. Vejamos alguns deles no próximo tópico!
RESULTADOS DO PROJETO DA AB INBEV COM A VTEX
Com a VTEX, a AB InBev conquistou, por exemplo:
- 43% de aumento na receita da loja Chopp Brahma Express, logo depois desta migrar para a VTEX;
- 90% de crescimento anual na loja chilena Casa de la Cerveza desde a implementação.
Com o sucesso sobretudo no Brasil, as soluções da VTEX foram replicadas em ao menos mais 7 países. Em 2021, em pleno progresso da cervejaria no comércio eletrônico, a AB InBev faturou globalmente US$54 bilhões. Enfim, ao implantar tecnologias VTEX as empresas podem ir muito mais longe.
COMO IMPLEMENTAR UM PROJETO COM A VTEX?
Para implementar um projeto de e-commerce com tecnologias VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação em VTEX desde 2015 e é reconhecida pelo Quadrante VTEX sete vezes consecutivas, de 2018 a 2024.
Desse modo, a Agência e-Plus possui habilitação para planejar, criar, implementar, testar, configurar, integrar, evoluir, escalar, atualizar, otimizar, divulgar, impulsionar, performar e gerenciar projetos com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital, a maioria com a plataforma VTEX, para empresas como a Xerox, Pirelli, Embelleze (Europa) e Wahl Clipper (América Latina), por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Colômbia, Equador, Argentina e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Pois faça isso agora mesmo! Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe: