Entregas no e-commerce: 54% dos consumidores colocam mais produtos no carrinho para poder ter direito ao frete grátis

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Para a maioria dos compradores online, o preço é o principal fator de decisão para a escolha de uma opção de envio

As entregas no e-commerce representam uma das etapas mais críticas quando o assunto é o fornecimento de uma boa experiência de compras para os consumidores. Foto meramente ilustrativa: @pch.vector
As entregas no e-commerce representam uma das etapas mais críticas quando o assunto é o fornecimento de uma boa experiência de compras para os consumidores. Foto meramente ilustrativa: @pch.vector

Um dos mais importantes quesitos para uma boa experiência de compras, as entregas no e-commerce nunca foram tão diversificadas como no atual momento da história. Para você ter uma ideia, hoje os clientes de uma loja virtual podem escolher, por exemplo, retirar uma compra em uma loja física da rede, numa loja ou estabelecimento de outra empresa, em um centro de distribuição, em um armário inteligente, receber em casa pelos Correios ou por uma transportadora, pelo Uber e por aí vai. Diante disso surge a pergunta: qual dessas alternativas é a preferência dos consumidores?

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Para responder essa e outras perguntas, a empresa de pesquisas de mercado Opinion Box realizou um estudo no qual entrevistou mais de 2.000 consumidores online em todo o Brasil. Com amostra composta por 17% de pessoas das classes econômicas AB e 83% CDE, essa pesquisa revelou intrigantes comportamentos dos consumidores em relação às entregas no e-commerce. Confira alguns resultados em seguida!

OPINIÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS EM RELAÇÃO ÀS ENTREGAS NO E-COMMERCE

De acordo com o já mencionado estudo da Opinion Box, são vários os fatores que influenciam os consumidores na hora de escolher um tipo de frete em uma loja virtual. A pesquisa revelou que:

  • 52% dos consumidores consideram que o preço é o fator mais importante (quanto menor, melhor);
  • 54% chegam a colocar mais produtos no carrinho para, assim, poder contar com o frete grátis (quando essa opção está disponível);
  • 19% disseram que o mais relevante é o tempo de entrega;
  • 11% preferem a possibilidade de retirar na loja ou em um ponto de coleta;
  • 7% optam pela entrega expressa;
  • 6% consideram que o mais relevante é a empresa responsável pelo envio;
  • 3% disseram que a possibilidade de agendar a entrega é o fator mais importante.

Além disso, para 74% dos consumidores entrevistados a agilidade da entrega é fundamental. Para estes, quanto mais rápida for a entrega do produto, maiores as chances deles realizarem uma compra.

Vídeo: entenda o que é guerra de frete e saiba como ela influencia o comércio eletrônico (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

A pesquisa também revelou que 79% dos consumidores online no Brasil simulam o valor da entrega enquanto as compras estão no carrinho. Eles fazem isso para evitar surpresas. Outros 17% fazem isso de vez em quando, e só 4% não o fazem.

PROBLEMAS NAS ENTREGAS

No mesmo estudo, a Opinion Box fez um levantamento dos principais problemas de entrega de produtos do e-commerce para os consumidores finais. Neste contexto, a pesquisa demonstrou que 67% dos consumidores já tiveram problemas com entregas no e-commerce, e 33% não. Entre os consumidores que tiveram problemas:

  • 57% disseram que o produto chegou depois do prazo;
  • 36% responderam que o produto não foi entregue, mas a empresa sinalizou que foi;
  • 36% disseram que o produto foi entrega com defeito ou sem funcionar;
  • 25% informaram que a entrega ocorreu, mas a embalagem estava danificada;
  • 23% disseram que o entregador não encontrou ninguém na residência para fazer a entrega;
  • 19% alegam que entregaram o produto errado;
  • 16% disseram que o produto de compra internacional recebeu taxa na alfândega;
  • 13% informaram que não receberam a entrega, pois a carga foi roubada;
  • 6% alegam que tiveram outros problemas não listados na pesquisa;
  • 4% disseram que o produto foi entregue, mas sem a embalagem.
Vídeo: fique por dentro de algumas estratégias de frete para e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Diante disso, 16% dos consumidores informaram que a probabilidade deles comprarem na loja virtual na qual tiveram problemas de entrega é muito improvável. Enquanto isso, 14% responderam muito provável, e 32% ficaram no meio termo.

Portanto, para os consumidores não importa se as entregas no e-commerce serão feitas na residência, em uma loja física ou em outro lugar. O que realmente importa é que elas sejam rápidas, econômicas e, sobretudo, sem problemas.