Obsidian para e-commerce: app de notas permite criar wikis organizacionais e documentar processos

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Desenvolva um cérebro coletivo dentro da sua empresa!

Obsidian para e-commerce: crie um cérebro coletivo e, desse modo, aproveite o capital criativo dos seus colaboradores. Imagem meramente ilustrativa: @callmetak
Obsidian para e-commerce: crie um cérebro coletivo e, desse modo, aproveite o capital criativo dos seus colaboradores. Imagem meramente ilustrativa: @callmetak

Obsidian é um software e aplicativo voltado para a tomada e armazenamento de notas. Podendo ser utilizado tanto individualmente quanto em grupo, ele possibilita criar uma base de conhecimento. Mas não apenas isso. Com ele é possível interligar notas e visualizá-las em rede. Sendo assim, ele permite criar um cérebro coletivo para a sua empresa. Portanto, pode ser muito útil usar o Obsidian para e-commerce.

Considere se inscrever no nosso canal no Youtube para receber conteúdo sobre Marketing Digital e desenvolvimento de e-commerce em vídeo. Acesse o Agência e-Plus Channel e depois clique no botão “Inscrever-se”! Não precisa pagar nada, é cortesia da casa.

Disponível tanto em software para Windows quanto em aplicativo, o Obsidian é gratuito para uso individual, mas tem um preço para uso comercial. Você poderá acessar o site do software na web quando desejar e conferir os planos. Logo a seguir apresentaremos alguns dos seus principais recursos. Confira!!

RECURSOS DO OBSIDIAN PARA E-COMMERCE

Entre os principais recursos do Obsidian para e-commerce podemos citar, por exemplo:

  • Editor de notas com suporte para markdown e HTML;
  • Sistema de links para conectar ideias e gerar insights;
  • Diagrama de grafo para visualização gráfica das conexões de notas;
  • Canvas para diagramar e expor ideias;
  • Sincronização com vários dispositivos;
  • Ambiente de colaboração para você trabalhar com a sua equipe em arquivos compartilhados;
  • Ferramenta para publicação externa, isto é, nos sites do Obsidian Publish;
  • Ferramenta para personalização da interface do aplicativo.
Vídeo: cada nova nota inserida no Obsidian é plotada em um diagrama de grafos. Ao inserir links entre as notas, o diagrama mostra essas “sinapses” no formato de linhas. É possível clicar sobre os pontos para visualizar as notas e conectar novas ideias, aumentando assim o poder do cérebro corporativo. Imagem: @agenciaeplus via Obsidian com a trilha sonora free “Corporate Office” disponível no Microsoft Clipchamp

Além disso, o Obsidian conta com centenas de plugins, alguns deles nativos e outros criados por terceiros, que aumentam o seu potencial. Entre os plugins nativos estão o gravador de áudio, índice, buscas por palavras-chave e contagem de palavras, entre outros. Já entre os plugins de terceiros encontram-se o dataview para consultas avançadas e criação de tabelas e listas de dados; calendário para você visualizar suas notas por data; Kanban para criar quadros de projetos; e muito mais.

COMO USAR: CRIE UM CÉREBRO COLETIVO NA SUA EMPRESA

Existem muitas formas de usar o Obsidian para e-commerce, mas todas elas culminam na criação de um cérebro coletivo para a sua empresa. Um cérebro quer dizer, um lugar onde você pode armazenar o capital criativo dos seus funcionários e, mais do que isso, interligar as ideias de todos eles para, assim, gerar inovação, soluções de problemas e insights.

Use o Obsidian para e-commerce para, por exemplo:

  • Wikis: crie verdadeiras enciclopédias editáveis sobre processos internos, modos de operar equipamentos, conteúdos para treinamento, conteúdos para integração de novos funcionários, documentação para roteirização de processos e muito mais;
  • Organização de produtos: seus funcionários poderão criar e editar notas para os produtos que você comercializa no e-commerce. Com efeito, será possível criar descrições muito mais detalhadas, com textos, imagens e vídeos, e aplicá-las na sua loja para melhorar a experiência de compras;
  • Planejamento de Marketing: use o capital criativo da sua equipe para planejar e desenvolver campanhas de anúncios. Organize cronogramas, atribuições, ideias de conteúdo e estratégias de publicidade. Interligue as notas para criar novas ideias, entre outras ações;
  • Atendimento ao cliente: esta é outra excelente forma de usar o Obsidian para e-commerce. Você pode, por exemplo, pedir para os seus vendedores desenvolverem um registro de perguntas frequentes. Em seguida, eles podem também criar respostas padrão que podem alimentar a sua IA;
  • Análise de dados: por meio de plugins como o dataview, que emprega linguagem de consulta semelhante ao SQL, a sua equipe poderá criar listas e tabelas de dados a partir de propriedades como datas de criação e conclusão, tags, formatos de conteúdo e status de projetos, entre outras.

Enfim, é possível usar Obsidian com o método de anotações Zettelkasten, criado pelo sociólogo alemão, Niklas Luhmann, para produzir conteúdo de alto valor para e-books e artigos para o seu blog de e-commerce. Resumindo, usar o Obsidian para e-commerce é criar um cérebro coletivo para a sua empresa. E como diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma.