Tokenização: saiba o que seu e-commerce ganha com esta tecnologia

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as principais vantagens dos tokens para o comércio digital!

Com a tokenização, seus clientes do e-commerce só precisam digitar dados de pagamento na primeira compra, o que proporciona mais conveniência para que eles possam realizar compras futuras. Foto meramente ilustrativa; @freepik
Com a tokenização, seus clientes do e-commerce só precisam digitar dados de pagamento na primeira compra, o que proporciona mais conveniência para que eles possam realizar compras futuras. Foto meramente ilustrativa; @freepik

Tokenização é como chamamos à substituição de dados confidenciais por uma sequência de números aleatórios gerados de forma automática. Essa sequência numérica, que é emitida em tempo real, é chamada de token. No e-commerce, é possível usar os tokens para esconder informações que requerem sigilo durante as compras online.

Por exemplo, a tokenização permite esconder dados de contas bancárias, dados de cartões de crédito, nomes, endereços e outras informações pessoais dos clientes durante transações de pagamento online. Substituídos por um token, esses dados ficam guardados em um ambiente à prova de violações.

Parece criptografia, mas não é. Enquanto a criptografia altera o formato dos dados e requer uma chave para descodificação, a tokenização mantém o formato dos dados e não requer chave em processamentos básicos, reduzindo assim o impacto nos sistemas.

Você sabia que nós temos um grupo no Whatsapp no qual distribuímos conteúdo gratuito periodicamente para ajudar você a alavancar seu e-commerce? Abra este artigo no navegador do seu smartphone, clique aqui em Grupo da Agência e-Plus e, logo depois, já no Whatsapp, pressione o botão “Seguir” para ter acesso! Seja bem-vindo(a)!

Além de fornecer uma camada extra de segurança durante as compras no e-commerce, o processamento mais rápido das informações dos tokens fornece maior usabilidade e melhor experiência aos consumidores em lojas online, entre outras vantagens. Saiba mais em seguida!

VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO NO E-COMMERCE

Entre os principais benefícios da tokenização no e-commerce podemos citar, por exemplo:

  • Maior segurança para os dados dos seus clientes, o que pode gerar maior confiança na sua marca;
  • Melhor experiência de compras, pois com dados armazenados em um token, os seus clientes não precisam digitá-los novamente em compras futuras;
  • Maior flexibilidade para pagamentos, uma vez que é possível implementar a tokenização em diferentes canais de vendas como loja virtual e aplicativo, por exemplo;
  • Menor custo, pois essa tecnologia diminui a reemissão de cartões comprometidos, refreia a ocorrência de fraudes, e assim reduz os gastos associados a isso;
  • Compatibilidade com PCI DSS, o que oferece maior proteção de dados, redução de fraudes, menor custo de conformidade e simplificação de ambiente de TI.
Vídeo: saiba mais sobre segurança cibernética no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, ao possibilitar salvar os dados de pagamento dos clientes em tokens, a tokenização proporciona mais facilidade para que a sua loja virtual possa oferecer pagamentos recorrentes, aumentando a fidelização e as vendas.

Enfim, caso você tenha interesse nesta tecnologia, saiba que a implementação da tokenização no e-commerce requer a escolha e integração de um provedor de pagamentos à sua loja virtual e outros canais, a configuração do checkout, e testes de segurança, entre outras ações.