Tokenização é como chamamos à substituição de dados confidenciais por uma sequência de números aleatórios gerados de forma automática. Essa sequência numérica, que é emitida em tempo real, é chamada de token. No e-commerce, é possível usar os tokens para esconder informações que requerem sigilo durante as compras online.
Por exemplo, a tokenização permite esconder dados de contas bancárias, dados de cartões de crédito, nomes, endereços e outras informações pessoais dos clientes durante transações de pagamento online. Substituídos por um token, esses dados ficam guardados em um ambiente à prova de violações.
Parece criptografia, mas não é. Enquanto a criptografia altera o formato dos dados e requer uma chave para descodificação, a tokenização mantém o formato dos dados e não requer chave em processamentos básicos, reduzindo assim o impacto nos sistemas.
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Além de fornecer uma camada extra de segurança durante as compras no e-commerce, o processamento mais rápido das informações dos tokens fornece maior usabilidade e melhor experiência aos consumidores em lojas online, entre outras vantagens. Saiba mais em seguida!
VANTAGENS DA TOKENIZAÇÃO NO E-COMMERCE
Entre os principais benefícios da tokenização no e-commerce podemos citar, por exemplo:
- Maior segurança para os dados dos seus clientes, o que pode gerar maior confiança na sua marca;
- Melhor experiência de compras, pois com dados armazenados em um token, os seus clientes não precisam digitá-los novamente em compras futuras;
- Maior flexibilidade para pagamentos, uma vez que é possível implementar a tokenização em diferentes canais de vendas como loja virtual e aplicativo, por exemplo;
- Menor custo, pois essa tecnologia diminui a reemissão de cartões comprometidos, refreia a ocorrência de fraudes, e assim reduz os gastos associados a isso;
- Compatibilidade com PCI DSS, o que oferece maior proteção de dados, redução de fraudes, menor custo de conformidade e simplificação de ambiente de TI.
Além disso, ao possibilitar salvar os dados de pagamento dos clientes em tokens, a tokenização proporciona mais facilidade para que a sua loja virtual possa oferecer pagamentos recorrentes, aumentando a fidelização e as vendas.
Enfim, caso você tenha interesse nesta tecnologia, saiba que a implementação da tokenização no e-commerce requer a escolha e integração de um provedor de pagamentos à sua loja virtual e outros canais, a configuração do checkout, e testes de segurança, entre outras ações.