IA de textos: 5 razões para usar e 5 para não usar no e-commerce

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Recurso tem pontos positivos e negativos que você precisa considerar

Uma IA de textos pode tanto ajudar quanto atrapalhar a produção de conteúdo no seu e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @frimufilms
Uma IA de textos pode tanto ajudar quanto atrapalhar a produção de conteúdo no seu e-commerce. Foto meramente ilustrativa: @frimufilms

IA de textos é como chamamos as inteligências artificiais generativas que produzem narrativas, poemas, músicas, resumos, diálogos, mensagens de e-mail, traduções, transcrições, paráfrases, códigos de programação e de linguagens de marcação, posts para redes sociais, anúncios para plataformas de publicidade, artigos e outros tipos de conteúdos escritos. Desde que se popularizaram, elas vêm sendo utilizadas para produção de conteúdo no e-commerce.

IAs como o Chat GPT e Gemini, por exemplo, estão no topo do iceberg de inteligências artificiais generativas capazes de gerar conteúdo escrito. Entre as vantagens de usá-las no e-commerce está o fato de que elas geram textos muito rapidamente e sem o esforço mental que um humano teria de fazer para realizar a mesma tarefa.

Entretanto, uma IA de textos também tem as suas desvantagens. Uma delas é que essas IAs são treinadas com conteúdos que muitas vezes são protegidos por direitos autorais. Em outras palavras, elas se apropriam da propriedade intelectual das pessoas sem ter o consentimento. Isso pode gerar um grande problema para a sua marca. Continue lendo para saber mais!

5 RAZÕES PARA USAR UMA IA DE TEXTO NO E-COMMERCE

Entre as razões para você, comerciante, começar a usar uma IA de textos para produzir conteúdo no seu e-commerce estão a(o):

  1. Agilidade: uma página de descrição de produtos, por exemplo, pode ficar pronta em menos de um minuto. Depois, teoricamente, você só precisa copiar e colar na sua loja virtual;
  2. Escalabilidade: por ser ágil, uma IA de textos pode gerar dezenas de conteúdos para blogs, redes sociais e lojas virtuais da sua marca em poucos minutos;
  3. Atendimento: uma IA de textos não só escreve, mas entende o conteúdo dito por humanos. Assim, ela pode conversar com pessoas, sendo útil no serviço de atendimento;
  4. Pautas: IAs de texto podem ser usadas para gerar pautas para o seu e-commerce. Peça, por exemplo, para a IA criar pautas para promoções com base em datas comemorativas;
  5. Personalização: uma IA de texto pode criar conteúdo com base no perfil dos seus clientes. Desse modo, é possível melhorar a experiência de comunicação com esses clientes.

Muito bem, agora que você já conhece 5 razões para usar uma IA de texto no e-commerce, vamos dar uma olhada nos motivos para não fazer isso. Acompanhe no próximo tópico!

Vídeo: saiba mais sobre como usar a Inteligência Artificial e o ChatGPT no seu e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

5 RAZÕES PARA NÃO USAR IA DE TEXTO NO SEU E-COMMERCE

Você não deve usar IAs de texto para gerar conteúdo para o seu e-commerce porque elas:

  1. Podem estar sendo treinadas com conteúdo protegido por direitos autorais sem o consentimento dos autores;
  2. Geram, muitas vezes, conteúdos preconceituosos, que podem ferir comunidades e criar grandes problemas para a imagem e consciência da sua marca;
  3. Alucinam, isto é, geram textos com erros factuais, podendo listar qualidades inexistentes em produtos ou desinformar seu público com fake news;
  4. Possuem alto custo de implantação, o que pode ser inviável para e-commerces de pequeno e médio portes;
  5. Realizam plágio, isto é, em muitas ocasiões uma IA de texto copia trechos de conteúdo escrito por autores humanos, e isso pode gerar processos por direitos autorais.

Como se pode observar, os motivos para não usar uma IA de texto no seu e-commerce são tão convincentes quanto os motivos para usar. Mas e agora, o que fazer neste caso? É o que abordaremos a seguir. Leia!

Vídeo: saiba mais sobre o uso de Inteligência Artificial no varejo (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

CONCLUSÃO

As IAs chegaram para ficar e, portanto, mais cedo ou mais tarde o seu e-commerce terá que utilizá-las, se é que já não está usando. E como sabemos, as vantagens são ótimas, mas as desvantagens não podem ser negligenciadas.

O primeiro passo para usar uma IA de texto adequadamente no seu comércio eletrônico é ler as políticas destes sistemas. Descubra, por exemplo, com qual tipo de conteúdo ela é treinada. Saiba se a empresa por trás da IA tem princípios éticos. Procure saber se você pode usar o conteúdo produzido pela IA em questão livremente na web.

Além disso, passe o conteúdo feito por IA por um controle de qualidade humano. Dessa maneira, será possível reduzir ou eliminar possíveis erros factuais e cópias de conteúdo, bem como os trechos de conteúdo preconceituosos. Enfim, ao usar uma IA de texto, revise tudo minuciosamente antes de publicar com a chancela da sua marca.