Online to Offline (O2O) é um modelo de negócios que visa integrar as experiências de comércio digital com o mundo físico. Em outras palavras, ele visa a promoção de produtos e/ou serviços online para interações e consumo offline.
Por exemplo, uma agência de turismo que promove uma viagem de cruzeiro. Neste caso, o consumidor visualiza os anúncios do cruzeiro e faz a compra do pacote de viagem via web. Logo depois, na data marcada, ele usufrui do passeio no mundo real. E enquanto estiver a bordo do navio, ele receberá ofertas e promoções para novos passeios.
Do mesmo modo, as plataformas que viabilizam a compra de comida online para consumo offline são consideradas O2O. Empresas dos ramos de educação, de serviços de saúde e de espaços para festas também.
EXEMPLOS DE EMPRESAS O2O
As empresas O2O podem atuar em diferentes setores. Por exemplo:
- MSC: conta com um site e-commerce no qual comercializa pacotes de cruzeiros e excursões em diferentes destinos do Brasil e do mundo;
- Mackenzie: esta e outras universidades promovem online seus cursos de graduação e pós-graduação. Mas o ensino, na maioria das vezes, ainda é presencial;
- Corrida Perfeita: esta empresa fornece online planos de treinos para corredores de rua com treinador. Obviamente, para usufruir do produto, os clientes devem partir para o mundo físico.
Nos três casos, a promoção de produtos online e offline se integra. Isto é, quando está online, o consumidor recebe um estímulo para usar o serviço offline. E quando está no mundo físico, o consumidor recebe estímulos e incentivos para voltar ao mundo online para comprar outros produtos e serviços complementares. Isto é O2O.
COMO IMPLANTAR?
Para implantar um negócio O2O de respeito, é fundamental contar com um bom sistema de divulgação online. Recomendo criar um site de e-commerce por meio de alguma plataforma headless como a VTEX, Shopify Plus ou Nuvemshop, por exemplo. Realizar o Marketing Digital deste site e de suas páginas de vendas também é fundamental.
Lembre-se, o Marketing também deve ser feito no mundo físico. Assim, o sistema online alimenta o offline e vice-versa, o que pode fidelizar os clientes. Experimente aplicar isso na sua empresa! Para obter suporte e assessoria ao longo do seu projeto, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus é especialista em criação de sites de e-commerce e em Marketing Digital. Com mais de 10 anos de tradição, ela atua no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica e outros países. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro: