O2O: modelo de negócios foca nas vendas online para consumo offline

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Conheça exemplos de empresas que atuam no setor!

Empresas O2O (online to offline) são aquelas que vendem produtos ou serviços online, os quais devem ser consumidos offline, como um cruzeiro de navio, por exemplo. Foto: @rawpixel.com
Empresas O2O (Online to Offline) são aquelas que vendem produtos ou serviços online, os quais devem ser consumidos offline, como um cruzeiro de navio, por exemplo. Foto: @rawpixel.com

Online to Offline (O2O) é um modelo de negócios que visa integrar as experiências de comércio digital com o mundo físico. Em outras palavras, ele visa a promoção de produtos e/ou serviços online para interações e consumo offline.

Por exemplo, uma agência de turismo que promove uma viagem de cruzeiro. Neste caso, o consumidor visualiza os anúncios do cruzeiro e faz a compra do pacote de viagem via web. Logo depois, na data marcada, ele usufrui do passeio no mundo real. E enquanto estiver a bordo do navio, ele receberá ofertas e promoções para novos passeios. 

Do mesmo modo, as plataformas que viabilizam a compra de comida online para consumo offline são consideradas O2O. Empresas dos ramos de educação, de serviços de saúde e de espaços para festas também.

EXEMPLOS DE EMPRESAS O2O

As empresas O2O podem atuar em diferentes setores. Por exemplo:

  • MSC: conta com um site e-commerce no qual comercializa pacotes de cruzeiros e excursões em diferentes destinos do Brasil e do mundo;
  • Mackenzie: esta e outras universidades promovem online seus cursos de graduação e pós-graduação. Mas o ensino, na maioria das vezes, ainda é presencial;
  • Corrida Perfeita: esta empresa fornece online planos de treinos para corredores de rua com treinador. Obviamente, para usufruir do produto, os clientes devem partir para o mundo físico.

Nos três casos, a promoção de produtos online e offline se integra. Isto é, quando está online, o consumidor recebe um estímulo para usar o serviço offline. E quando está no mundo físico, o consumidor recebe estímulos e incentivos para voltar ao mundo online para comprar outros produtos e serviços complementares. Isto é O2O.

COMO IMPLANTAR?

Para implantar um negócio O2O de respeito, é fundamental contar com um bom sistema de divulgação online. Recomendo criar um site de e-commerce por meio de alguma plataforma headless como a VTEX, Shopify Plus ou Nuvemshop, por exemplo. Realizar o Marketing Digital deste site e de suas páginas de vendas também é fundamental.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX, que pode ser útil para o seu projeto O2O (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Lembre-se, o Marketing também deve ser feito no mundo físico. Assim, o sistema online alimenta o offline e vice-versa, o que pode fidelizar os clientes. Experimente aplicar isso na sua empresa! Para obter suporte e assessoria ao longo do seu projeto, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus é especialista em criação de sites de e-commerce e em Marketing Digital. Com mais de 10 anos de tradição, ela atua no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica e outros países. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro: