Compradores online: 85% fazem compras no e-commerce 1 vez por mês

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58% acham os preços das lojas virtuais mais baratos que os das lojas físicas

Cada vez mais nativos digitais chegam ao mercado de trabalho e, assim, engrossam as fileiras dos compradores online. Foto meramente ilustrativa: @cookie-studio
Cada vez mais nativos digitais chegam ao mercado de trabalho e, assim, engrossam as fileiras dos compradores online. Foto meramente ilustrativa: @cookie-studio

Para quem é comerciante no e-commerce, saber qual o comportamento dos compradores online é fundamental para atingir o sucesso nas vendas. Sendo assim, trago neste post alguns dados de uma pesquisa realizada pela Oktadesk, em parceria com a Opinion Box, sobre o assunto.

A pesquisa, intitulada “E-commerce Trends 2024”, levou em consideração a opinião de mais de 2 mil mulheres e homens consumidores entrevistados em 2023, em todo o Brasil, na faixa etária acima de 16 anos, e de todas as classes sociais. Acompanhe em seguida!

ESTATÍSTICAS DOS COMPRADORES ONLINE

De acordo com o estudo “E-commerce Trends 2024”, a maioria dos consumidores faz mais compras online do que em lojas físicas. Este é um fato bastante interessante, o qual demonstra que o e-commerce no Brasil está cada dia mais poderoso. Observe alguns dados:

  • 58% dos consumidores compram mais pela internet do que em lojas físicas;
  • 22% compram mais em lojas físicas do que pela internet;
  • 14% fazem compras igualmente em lojas físicas e online;
  • 6% compram apenas pela internet.

Além disso, a pesquisa também revelou que a frequência de compras na internet é razoável. Cerca de ¼ dos consumidores realiza compras online de duas em duas semanas. Veja:

  • 85% compram online ao  menos 1 vez ao mês;
  • 33% fazem compras 1 vez por mês;
  • 23% compram 1 vez a cada 2 semanas;
  • 17% compram online 1 vez por semana;
  • 15% fazem compras menos de 1 vez por mês;
  • 12% compram online várias vezes por semana.

E ainda conforme a pesquisa “E-commerce Trends 2024”:

  • 62% dos compradores online fazem 2 a 5 compras em um mês normal;
  • 21% compram apenas 1 vez por mês;
  • 13% dos compradores online fazem de 6 a 10 compras em 30 dias;
  • 3% compram entre 11 e 20% por mês no e-commerce;
  • 1% compra mais de 20 vezes por mês online.

Como se pode observar, o e-commerce vem ganhando espaço frente ao comércio tradicional. Nos próximos anos, com cada vez mais nativos digitais entrando no mercado de trabalho, a tendência é que o comércio eletrônico ultrapasse o comércio físico em muitos outros fatores.

EM QUAIS CANAIS OS COMPRADORES ONLINE COMPRAM?

Conforme o estudo “E-commerce Trends”:

  • 63% dos compradores online compram em lojas virtuais;
  • 60% gostam de comprar nos marketplaces;
  • 49% compram via aplicativo da loja;
  • 36% dos compradores online vão de aplicativos agregadores;
  • 12% dos consumidores preferem comprar via redes sociais;
  • 12% gostam de comprar via sites de classificados;
  • 9% dos compradores online adquirem produtos via WhatsApp;
  • 1% usam outros meios online.

Enfim, essa preferência pelas lojas virtuais mostra que este canal de vendas é a chave para o sucesso no comércio eletrônico. Entretanto, não se pode deixar de lado outros canais importantes como o marketplace in, o marketplace out e o aplicativo, entre outros.

Vídeo: saiba mais sobre marketplace out (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

POR QUE OS COMPRADORES ONLINE GOSTAM DE COMPRAR ONLINE?

Mais uma vez, de acordo com a pesquisa “E-commerce Trends 2024”:

  • 58% dos compradores online acham os preços online mais baixos que nas lojas físicas;
  • 57% gostam da praticidade de comprar sem precisar sair de casa;
  • 56% preferem comprar online porque há promoções que só encontram na internet;
  • 49% dos compradores online compram online por causa da facilidade de comparar preços;
  • 38% dizem que na internet há maior variedade de produtos;
  • 36% dizem encontrar online produtos que não conseguem achar na região onde moram;
  • 23% dos compradores online dizem que a web tem as formas de pagamento que preferem.
Fazer compras online é mais cômodo e prático para grande parte dos consumidores. Foto meramente ilustrativa: @freepik
Fazer compras online é mais cômodo e prático para grande parte dos consumidores. Foto meramente ilustrativa: @freepik

Seja como for, com o número de compradores online aumentando gradativamente, é importante que você comerciante possa contar sobretudo com uma loja virtual. Uma loja online certamente lhe dará mais oportunidades para atingir e vender para esses consumidores.

COMO ATINGIR E VENDER PARA ESSES CONSUMIDORES?

Para atingir e vender mais para compradores online, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com uma equipe que pode criar, migrar, integrar, evoluir, gerenciar e divulgar lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e outros canais de e-commerce para comerciantes como você. Além disso, a Agência e-Plus pode prestar consultoria, assessoria e treinamento para você e sua equipe.

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