Integrar loja física e virtual pode aumentar o potencial do seu negócio

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Integrar loja física e virtual pode ser mais fácil do que criar um e-commerce sem ter loja física

Integrar loja física e virtual pode ser mais fácil do que criar um e-commerce sem ter loja física

Integrar loja física e virtual pode aumentar o sucesso do seu negócio de varejo tanto online quanto offline. Certamente, cada vez mais varejistas estão descobrindo que isso é uma grande verdade.

De acordo com estudo da BigData Corp, a criação de e-commerce aumentou 12,50% nos últimos 12 meses. Com isso, 75 mil novas lojas virtuais foram implantadas desde abril de 2017. Muitas delas pertencem a empreendedores como você, que são donos de lojas físicas.

E o processo de implantação de e-commerce é muito mais fácil para quem já tem loja física, pois neste caso:

• A marca já está criada;

• A empresa já está aberta;

• A base de clientes ativos já existe.

Assim, basta que o varejista se concentre na criação do e-commerce e na sua integração com a loja física.

Enfim, para integrar loja física e loja virtual é necessário fazer uso de um bom software do tipo Enterprise Resource Planning (ERP). Dessa maneira, com esse sistema, você conseguirá obter uma visão holística de todo o seu negócio online e offline.

Vantagens de integrar loja física e virtual

Dentre os benefícios de integrar loja física e loja virtual temos os seguintes:

• Funcionamento ininterrupto:

No varejo físico, a loja abre 8 a 16 horas por dia, de segunda a sábado. Enquanto isso, um site e-commerce permanece aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano.

• Maior cobertura:

Sua loja física atua regionalmente, mas a loja virtual poderá abranger todo o território nacional. Esta última também poderá atuar internacionalmente (se você quiser).

• Mais meios de pagamento:

O varejo físico emprega meios de pagamento tradicionais. Já o varejo online conta com novos meios de pagamentos, tais como o Apple Pay, PayPal, Stelo e até pagamento em dinheiro vivo no ato da entrega. Isso amplia a quantidade de consumidores aptos para comprar os seus produtos.

• Autoatendimento viabiliza a onipresença:

Nas lojas físicas, você precisa manter um ou mais vendedores e operadores de caixa. Isso não ocorre em uma loja virtual, pois o consumidor online presta um autoatendimento. Sendo assim, na loja virtual as pessoas podem comprar sozinhas a partir da fila no banco, do sofá de suas casas, de dentro do transporte público, isto é, a partir de qualquer lugar.

• Mais pontos de contato:

Sua loja física depende do contato presencial, por telefone ou por e-mail. Já uma loja virtual oferece possibilidades ampliadas como o chat online, os blogs e-commerce, as redes sociais, o E-mail Marketing e muito mais.

• Reforço da credibilidade do seu negócio:

As pessoas gostam de saber o endereço físico de um site e-commerce antes de fazer uma compra. Isso lhes dá mais confiança e uma garantia de que elas não serão enganadas. Então, o endereço da loja física proporciona mais credibilidade para a loja virtual. E, ao contrário, o comércio eletrônico pode usar o recurso do blog e-commerce para responder às dúvidas dos consumidores gratuitamente, o que também gera confiança e fideliza os consumidores de ambos os lados.

• Experiência Omni-channel:

As vendas acontecem por meio de vários canais que se combinam e se integram. Desse modo, você poderá comercializar produtos na sua loja virtual e trabalhar com pontos de retirada nas suas lojas físicas. Do mesmo modo, as suas lojas físicas poderão ser usadas como pontos de trocas de produtos com defeitos ou que não serviram, os quais foram comprados na sua loja online. Em outros casos, os consumidores poderão pesquisar produtos na sua loja virtual e mais tarde compra-los na sua loja física, e vice-versa.

• Marketing expandido:

Ao integrar loja física e virtual é possível usar o Marketing Digital com o qual divulga seu e-commerce para divulgar também as suas lojas físicas. Em contrapartida, também pode-se divulgar sua loja virtual nos materiais impressos como panfletos, cartões e cartazes que comumente são usados para divulgar lojas físicas.

• BigData:

Cada acesso e cada compra seja na loja online ou física gera informações sobre o comportamento dos consumidores, as quais podem ser armazenadas em softwares de Big Data Analytics. Uma vez comparados e interpretados, esses dados podem ser usados para gerar novas oportunidades, novos negócios e para melhorar seus processos, seus produtos e para treinar o seu pessoal.

• Marketplaces:

No meio online você poderá inserir a sua loja nos Marketplaces e assim divulgar a sua marca lado a lado com grandes players do mercado como a Americanas, Shoptime e Casas Bahia, por exemplo.

Conclusão

Como visto, integrar loja física e virtual pode aumentar o potencial do seu negócio online e físico. Dessa forma será possível levar a sua empresa como um todo para outro patamar, com mais vendas, mais lucros e mais sucesso.