Como montar uma loja virtual de cosméticos?

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Escolha um nicho dentro da categoria, comece pequeno, mas pense grande

Como montar uma loja virtual de cosméticos: escolha um nicho e mãos à obra

Como montar uma loja virtual de cosméticos: escolha um nicho e mãos à obra

“Como montar uma loja virtual de cosméticos?” tem sido a dúvida de centenas de empreendedores, que buscam mensalmente respostas para essa questão no Google. Por isso, apontarei meste artigo algumas dicas que poderão ser úteis nesse processo.

Segundo o WebShoppers 37, a categoria “Saúde, cosméticos e perfumaria” foi 7ª colocada em faturamento e 2ª em pedidos, em 2017. Então, não é difícil perceber o motivo pelo qual ela tem sido tão buscada.

Pois bem, a melhor forma de explorar essa categoria é trabalhar com um nicho específico dentro dela. E depois, é claro, focar em um crescimento constante.

Como montar uma uma loja virtual de cosméticos: a escolha de um nicho

Uma forma de escolher um nicho dentro da categoria de cosméticos é por meio da classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa classifica os cosméticos em dois grupos, os de Grau 1 e Grau 2, confira:

– Os produtos de Grau 1 possuem propriedades básicas e, por isso, não requerem comprovação e nem informações detalhadas sobre modos de uso. São os casos de, por exemplo, amolecedores de cutículas, aromatizantes bucais, águas de colônia, bases faciais, batons adultos, condicionadores, corretivos faciais, cremes, delineadores, desodorantes, esmaltes, lápis, pós faciais, sabonetes e xampus, entre outros produtos com constituições básicas;

– Os produtos de Grau 2 possuem indicações específicas e, sendo assim, requerem comprovação de segurança e/ou eficácia, além de informações sobre cuidados de uso. São os casos dos antitranspirantes, batons infantis, bronzeadores, bloqueadores, clareadores, condicionadores, dentifrícios, desodorantes, enxaguatórios, esfoliantes, esmaltes, fixadores, maquiagens, sabonetes, tinturas, talcos, xampus, etc.

• Acesse e leia também o post “Quanto custa uma loja virtual

Escolha um dos dois graus no qual pretende atuar. No Grau 2, por exemplo, que tal começar com um nicho como o de bronzeadores? Depois, na medida em que suas vendas aumentarem, amplie a gama de produtos.

Dica básica sobre como montar uma loja virtual de cosméticos

Existem centenas de coisas que você deve saber sobre como montar uma loja virtual de cosméticos. Contudo, uma da qual não se pode esquecer é que nesse ramo a fotografia é um argumento de vendas.

Isso mesmo, leve em conta que as pessoas são atraídas pelos gestos e trejeitos de outras pessoas, o que no Neuromarketing é chamado de “Neurônios espelho”. Logo, construa uma loja virtual com ótimas fotos, as quais exibam bem tanto o uso quanto os resultados dos produtos que você vai vender.

Para saber mais sobre os “Neurônios espelho” e outras técnicas do Neuromarketing acesse e leia o post “‘10 técnicas de persuasão para alavancar vendas no e-commerce”.

Checklist para implementação de uma loja virtual de cosméticos

Para planejar e implementar o seu e-commerce de cosméticos, siga o seguinte checklist (clique nos links para saber mais):

– Crie vários modelos de negócios

– Transforme seu modelo de negócios mais viável em um Plano de Negócios

– Crie um nome para sua loja virtual (verifique se o nome já existe no mercado)

– Crie um logotipo para a sua loja virtual

– Registre o nome, o logo e outras marcas da sua loja no INPI

Registre um domínio para a sua loja virtual no Registro.br

– Verifique se é necessário obter alvará de funcionamento e outros documentos

Abra uma empresa

– Elabore a estrutura da sua loja virtual e faça a implantação de e-commerce

O planejamento é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Uma vez que a sua loja virtual de cosméticos tenha sido instalada, comece a realizar campanhas de Marketing.

Trabalhe com uma administração profissional.