Vendas no marketplace: 76,4% dos lojistas desse canal apresentam crescimento

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Conheça duas formas de vender produtos em marketplaces na internet!

Fazer vendas no marketplace pode proporcionar um crescimento substancial na receita do seu e-commerce. Imagem: @pressfoto
Fazer vendas no marketplace pode proporcionar um crescimento substancial na receita do seu e-commerce. Imagem: @pressfoto

Vendas no marketplace é como chamamos o comércio de produtos via shoppings online. Um marketplace ou shopping online, por sua vez, é um site de comércio eletrônico que conta com múltiplos sellers (vendedores) e um administrador que gerencia o empreendimento.

Com efeito, ao entrar em um marketplace, um consumidor pode comprar de diversos vendedores e fazer um só pagamento. Uma tecnologia denominada split de pagamento distribui automaticamente os valores das compras aos vendedores, às instituições financeiras e às empresas de transporte, entre outras envolvidas na transação. 

A título de exemplo, a Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo na atualidade. Mercado Livre, AliExpress, Shopee, Magazine Luiza, Americanas, Centauro e OLX também merecem destaque. Além deles, há milhares de marketplaces de grande, médio e pequeno porte.

Seja como for, existem duas formas de atuar em um ou mais marketplaces. Logo em seguida, eu mostro como isso funciona e como você pode ingressar em um shopping online. Além disso, apresento alguns dados interessantes sobre o setor. Acompanhe!

2 MODELOS DE VENDAS NO MARKETPLACE

Existem duas formas de realizar vendas no marketplace, confira:

  • Marketplace in:

Neste formato, você transforma a sua loja virtual em um marketplace, isto é, em um shopping online. Assim, você abre as portas da sua loja para que outras empresas (sellers) possam vender dentro dela. Seu papel será vender os seus próprios produtos, além de gerenciar o site, o negócio e os demais vendedores;

  • Marketplace out:

Neste modelo, você atua como um seller em marketplaces de terceiros. Desse modo, você pode integrar a sua operação de vendas a um ou mais marketplaces. Uma das vantagens de ser seller é que é possível usar a estrutura de Marketing e distribuição do marketplace para realizar as próprias vendas.

Vídeo: saiba mais sobre marketplace out!

Mas não é só isso. Atuar como seller pode proporcionar um aumento substancial nas vendas da sua empresa. Essa, aliás, é uma estratégia cada vez mais usada por empresas de todos os tamanhos. Atuar como marketplace out, isto é, ser um seller, pode ser muito vantajoso como se pode observar no próximo tópico. Continue lendo!

VENDAS NO MARKETPLACE: VALE A PENA SER SELLER?

Atuar como seller, ou seja, como marketplace out pode ser um caminho para obter maior sucesso no e-commerce. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Lojas Americanas citada pelo jornalista Giuliano Gonçalves no E-commerce Brasil:

  • 83,3% dos sellers entrevistados estão há mais de um ano vendendo em marketplaces;
  • 76,4% dos lojistas que atuam em marketplaces têm crescimento nas vendas;
  • 5% a 100% de aumento nas vendas é o que obtiveram os sellers logo depois de ingressarem em marketplaces;
  • 19,4% dos sellers obtiveram um aumento nas vendas na ordem de 81% a 100%;
  • 30,6% dos sellers dizem que houve um aumento nas vendas no primeiro trimestre de 2023 em relação a 2022;
  • 9,7% dos sellers registraram um aumento significativo nas vendas no primeiro trimestre de 2023;
  • 56,9% dos vendedores consideram que estar em um marketplace é muito importante para os negócios.

Enfim, ser seller pode valer muito a pena. Por isso, eu vou lhe mostrar resumidamente como transformar a sua loja virtual em seller dentro de marketplaces como o da Amazon, Mercado Livre e AliExpress, por exemplo. Saiba mais sobre isso no próximo tópico deste artigo!

COMO IMPLANTAR?

Para implantar um marketplace in ou um marketplace out, ou ambos, recorra a plataformas de e-commerce como a VTEX, Linx Commerce e Shopify Plus, entre outras. Por meio dessas tecnologias é possível integrar vendedores à sua loja virtual ou integrar-se como seller na loja virtual de outras empresas de forma prática e fácil.

Caso precise de ajuda profissional para realizar a implantação de marketplace in ou marketplace out, entre em contato com a Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada nas principais plataformas de e-commerce do mercado e, portanto, possui habilitação para criar, migrar, integrar, divulgar, fazer o redesign e a gestão de marketplaces, bem como prestar suporte, assessoria, consultoria e treinamento com essas tecnologias. 

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de tradição, a Agência e-Plus atende empresas no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Esta agência já realizou mais de 400 projetos ao redor do mundo para empresas como a Torra, Pirelli, Speedo, Le Coq Sportif, Sonda, Pierre Cardin, Gregory, Xerox, Wahl, Tintas MC e CRS Brands, entre outras. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: