Headless commerce e e-commerce tradicional: qual a diferença?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba por que o headless commerce é a melhor opção do momento e descubra como implementar!

Uma das principais diferenças entre headless commerce e e-commerce tradicional é o que headless oferece mais facilidade de personalização e evolução da sua loja virtual. Imagem: @storyset
Uma das principais diferenças entre headless commerce e e-commerce tradicional é o que headless oferece mais facilidade de personalização e evolução da sua loja virtual. Imagem: @storyset

Headless commerce e e-commerce tradicional são duas formas distintas de se desenvolver e gerenciar um comércio eletrônico. Enquanto o primeiro é mais flexível, o segundo é de fácil configuração, mas não é muito bom se você precisar fazer mudanças frequentes e evoluir. Saiba mais sobre esses dois modelos de implementação logo em seguida. Continue lendo!

DIFERENÇAS ENTRE HEADLESS COMMERCE E E-COMMERCE TRADICIONAL

Conheça agora algumas das principais diferenças entre headless commerce e e-commerce tradicional:

Arquitetura:

As plataformas headless commerce separam o front-end do back-end, o que permite que você personalize o storefront com mais liberdade e instale aplicativos prontos e testados que aumentarão o poder da sua loja virtual. Enquanto isso, as plataformas de e-commerce tradicionais têm uma arquitetura monolítica, com front-end e back-end fortemente acoplados. Assim, elas dificultam a realização de evoluções na sua loja online, o que torna mais difícil acompanhar as mudanças e exigências do mercado.

Flexibilidade:

A natureza dissociada das plataformas headless oferece mais flexibilidade para a sua loja. Em outras palavras, ela possibilita integrar e desacoplar componentes de front-end e back-end a qualquer momento. Por exemplo, é fácil mudar o layout para criar uma promoção ou substituir um aplicativo de chat, de pagamento ou outro. Enquanto isso, as plataformas monolíticas são engessadas por natureza, o que compromete a flexibilidade.

Omnichannel:

Outra diferença crucial entre headless commerce e e-commerce tradicional é que o primeiro permite criar múltiplas experiências omnichannel com mais praticidade. Você pode, por exemplo, integrar um Order Management System (OMS) e integrar os estoques das suas lojas físicas e lojas virtuais, criando uma prateleira infinita. Além disso, a integração de estoques permite criar experiências multicanais como ship from store, pick up in store e ship to home, etc.

Implantação:

Em muitos casos, a arquitetura monolítica engessada do e-commerce tradicional pode resultar em tempos de implantação mais longos. Enquanto isso, a arquitetura headless pode contar com múltiplas ferramentas que podem ser acopladas, tais como CMSs mais fáceis de utilizar, o que diminui o tempo de colocação da loja virtual no mercado.

Gestão:

A diferença de gestão entre o headless commerce e o e-commerce tradicional é que no primeiro caso o gestor pode ter que lidar com múltiplas plataformas de CMS, Marketing, pagamento, frete, chat, etc., acopladas na plataforma e-commerce. Enquanto isso, as plataformas monolíticas têm uma gestão mais centralizada, posto que o design, o conteúdo e funcionalidades fazem parte de um único sistema.

No mais, as principais vantagens do headless commerce sobre o e-commerce tradicional é que ele oferece mais facilidade de personalização em todos os sentidos. Ele permite criar experiências de compras melhores. Possibilita que as empresas se adaptem de forma ágil às mudanças e se preparem para o futuro. O headless facilita o comércio unificado e multicanal. Além disso, ele geralmente gera menos custos, tempo e esforço de implantação. 

Vídeo: conheça mais benefícios das plataformas headless!

COMO IMPLANTAR UM HEADLESS COMMERCE?

Para implantar um headless commerce recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada nas principais plataformas headless do mercado como a VTEX, por exemplo, e o CMS headless deco.cx. Dessa maneira, esta agência está habilitada para criar, migrar, implantar, integrar, gerenciar, prestar suporte, realizar treinamentos e consultorias com estas tecnologias para varejistas e atacadistas como você. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe agora mesmo: