Em 2018, o e-commerce automotivo crescerá 14,3% em relação ao ano de 2017.
Assim, isso gerará um faturamento de R$ 15,2 bilhões para o setor.
Os dados são de uma pesquisa realizada pela E-Consulting.
No ano passado, o varejo automotivo online faturou R$ 13,3 bilhões, segundo o mesmo estudo.
Modelos de negócios no e-commerce automotivo
Nos últimos anos, empresas consideradas grandes e também algumas startups têm investido no e-commerce automotivo.
São os casos, por exemplo, da Citroën e da AutoAvaliar.
Só para lembrar, a Citroën lançou sua primeira loja virtual de carros em 2016.
Além da Citroën, outras grandes montadoras, como a Fiat e a Volkswagen, também possuem sites.
Tais sites possibilitam, sobretudo, que os consumidores montem/configurem um automóvel antes de adquiri-lo.
Já a AutoAvaliar, uma startup que conta com uma plataforma de vendas de veículos entre revendedores e concessionárias, comercializou 96 mil carros entre janeiro e dezembro de 2017, conforme informações do site Falando de Varejo.
Outro grande case do setor de e-commerce automotivo tem sido o do site Canal da Peça (um tipo de marketplace com 800 mil produtos), o qual foi criado em 2013 com investimento de R$ 16 milhões e faturou R$ 6 milhões em 2016.
Segundo o site Automotive Business, o ambiente de negociação da loja virtual Canal da Peça tem registrado um crescimento anual de 240% desde a sua fundação.
Outro modelo de negócio interessante neste ramo é o do Menu do Carro.
O Menu do Carro auxilia motoristas que estão em busca de serviços automotivos a encontrarem o que precisam mais perto de onde estão e mais rápido.
Até agora, essa plataforma possui 3 mil lojas registradas, que fornecem mais de 40 serviços, segundo o site Motor Show.
Crie o seu modelo de negócios no setor de e-commerce automotivo
Existe uma ferramenta de empreendedorismo chamada Business Model Canvas (BMC), a qual possibilita que você crie um modelo de negócios rapidamente.
Além de rapidez, essa ferramenta permite que você otimize o modelo de negócios com praticidade ao longo do tempo.
Com a ferramenta BMC você poderá criar múltiplos modelos de negócios no setor de e-commerce automotivo, verificar qual desses modelos é o mais eficiente e, só então, partir para a criação de um Plano de Negócios.
Para saber mais sobre o BMC, recomendo a leitura do livro “Business model generation: inovação em modelos de negócios”.
Esse livro, de autoria de Alexander Osterwalder, está à venda nas melhores livrarias.
O BMC ajudará você a testar e avaliar um negócio antes de realizar qualquer investimento.
Com isso, as possibilidade de você alcançar sucesso na criação de uma loja virtual no ramo automotivo ficam maiores.