A importância da embalagem e apresentação do produto de uma loja virtual

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O sucesso de uma operação de e-commerce depende de diversos fatores. Desde o planejamento com um bom plano de negócios até a entrega do produto na casa do cliente.

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Você tem tudo certinho: sua loja virtual é fácil de usar (boa usabilidade), as ações de marketing digital estão correndo bem (anúncios, posts em redes sociais, campanhas e promoções), o atendimento é o melhor possível – afinal você se encarrega que tudo chegue a seu prazo, o SAC esclarece todas as dúvidas e nenhum e-mail deixa de ser respondido – e ainda aceita todas as formas de pagamento. Mas mesmo assim ela não bomba, parece apenas mais uma nesse mundão virtual. A logística está perfeita… Será? Você já pensou na embalagem em que os produtos chegam às mãos do consumidor?

Já, é claro que já. Você tomou todas as precauções para que ela proteja a compra contra danos e furtos, para que todo o processo de entrega seja devidamente rastreado e seguro, e que o peso seja o adequado ao produto da sua loja virtual. Só que muita gente acha que a logística para por aí, quando, na verdade, ela abrange ainda vários outros aspectos, como a aparência da embalagem, por exemplo.

Embalagem bem feita é diferencial em relação ao concorrente

Se você pensa que só o que importa é o produto em si, está na contramão do marketing digital. Você pode até nunca ter parado para pensar em como ela faz diferença: pois a embalagem pode ser justamente o grande diferencial que coloca você à frente do seu concorrente – ou lá atrás. Uma boa estratégia de marketing digital prevê embalagens atraentes, ergonômicas e seguras. Por incrível que pareça, ela é, sim, capaz de fazer com que o cliente volte a comprar na sua loja virtual ou decida-se por outra.

Sim, a segurança do produto está em primeiro lugar. Um estudo de 2011 feito por Jean-Pirerre Lacroix mostrou que este é o item mais importante para 64% dos consumidores de e-commerce. Mas a embalagem é a imagem da empresa e é um veículo fortíssimo de branding. Para ter ideia, a mesma pesquisa mostrou que 32,9% dos consumidores gostam de ver na loja virtual qual a embalagem em que o produto chegará às suas mãos. Embalagem bem feita, bem acabada, segura e bonita passa mais segurança para o seu cliente, fortalece a imagem do seu negócio e consolida o branding. Um investimento que vale a pena seja qual for o ramo da sua loja virtual.