Digital PR é a sigla para Digital Public Relations ou, em Português, Relações Públicas Digitais. As Relações Públicas, para quem não sabe, é ao lado do Jornalismo, do Rádio e TV e da Publicidade e Propaganda uma das áreas das Comunicações Sociais. Nas Relações Públicas, o objetivo é conectar as empresas, incluindo as de e-commerce, aos meios de comunicação da grande imprensa e consequentemente ao público por meio de técnicas de comunicação.
Na Digital PR, especificamente, a meta é usar a comunicação para aumentar a conscientização da marca de uma empresa no meio online. Para tanto, um profissional do ramo usa recursos como o Marketing de Conteúdo e a Assessoria de Imprensa, os quais permitem ampliar o alcance da marca e a sua audiência.
COMO MELHORAR A RELAÇÃO DO SEU E-COMMERCE COM A MÍDIA USANDO A DIGITAL PR?
Uma das formas de usar a Digital PR para melhorar a consciência de uma marca de e-commerce na mídia é por meio dos serviços de assessoria de imprensa. Na prática, uma assessoria do tipo cria um documento chamado release, que tem o formato de notícia, sobre uma novidade ou produto do seu e-commerce. Mas ao invés de distribuir esse documento para o público, o assessor o envia para o e-mail de centenas de milhares de jornalistas.
Os jornalistas, por suas vezes, estão sempre à procura de boas pautas para criar matérias. Desse modo, eles podem se interessar pelo conteúdo do release e criar uma matéria sobre o assunto. Com efeito, o release é transformado em reportagem e veiculado em portais de conteúdo online, web rádios e canais de vídeos da grande imprensa. Isso, enfim, gera uma enorme repercussão da sua marca de e-commerce e dos seus produtos.
Dessa maneira, a Digital PR melhora a conscientização da sua marca, gerando mais engajamento de clientes no final das contas. Além disso, ela aumenta a quantidade de backlinks para as páginas de produtos da sua loja virtual e páginas de artigos do seu e-commerce, otimizando a classificação destes nas SERPs de buscadores como o Google. Vale a pena usar.
- Assim que puder leia também o artigo “Brand Awareness” e saiba mais sobre consciência de marca!