A garantia estendida é um seguro contra defeito de produto que os varejistas como você podem vender para os consumidores no e-commerce. Ela amplia o período da garantia original concedida pelo fornecedor do produto e assim proporciona mais tranquilidade e melhor experiência de compras para os clientes do seu e-commerce.
Amparada pela Resolução Nº 296, de 2013, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a garantia estendida assegura indenização, reposição, reparo ou devolução do dinheiro da compra do produto ao cliente, caso o produto esteja danificado.
De acordo com a Resolução 296, este tipo de garantia é facultativa, as apólices devem ser individuais e não se pode realizar, neste caso, renovações automáticas do seguro. No e-commerce, as extensões do período de cobertura variam entre 12, 24 e 36 meses. Vale mencionar, enfim, que a garantia estendida deve iniciar-se somente após o término da garantia original do produto, aquela concedida pelo fornecedor.
VANTAGENS DE OFERECER A GARANTIA ESTENDIDA NA SUA LOJA VIRTUAL
Existem várias vantagens de oferecer garantia estendida no e-commerce. Ao fazer isso você pode obter, por exemplo:
- Aumento de satisfação dos clientes, pois eles obterão um nível adicional de proteção;
- Geração de receita adicional, já que esse tipo de garantia não é dada, mas vendida;
- Redução de custos com devoluções, pois pode ser mais conveniente para o cliente usar a garantia;
- Reforço da reputação da marca, uma vez que essa garantia reforça sua marca como confiável.
Além disso, a garantia estendida permite que a sua marca de e-commerce se diferencie da concorrência. Em outras palavras, quando os consumidores têm a opção de escolher entre um varejista que oferece esse tipo de garantia e outro que não oferece, quem você acha que eles escolhem?
COMO OFERECER O RECURSO NA SUA LOJA VIRTUAL?
Oferecer garantias estendidas na sua loja virtual é muito fácil. Basta recorrer a uma ferramenta como a VTEX Insurance, por exemplo. Em parceria com a Assurant, a VTEX Insurance permite que varejistas do e-commerce vendam seguros e garantias estendidas para os produtos aos consumidores diretamente no checkout da loja virtual. Simples e eficiente, vale a pena usar esse tipo de ferramenta.
- Assim que puder clique em “Garantia de produto” e saiba qual o impacto disso no e-commerce!