Uma imagem vale mais do que mil palavras, diz o ditado, mas para que isso se torne verdade é necessário que tais imagens apareçam da forma certa, para as pessoas certas, nos lugares e momentos adequados. Isso requer um bom Design e um bom e-commerce SEO.
Como cuidar do Design das fotos de produtos da sua loja virtual?
Uma das formas de se diferenciar dos seus concorrentes no e-commerce é fornecendo conteúdo original.
• Leia: “Por que copiar e colar é uma má ideia para gerar conteúdo no e-commerce?“
Digo isso porque o que ocorre geralmente é que a maioria dos lojistas costuma utilizar as imagens e os textos descritivos provenientes dos fabricantes, o que deixa as páginas de produtos da sua loja e das lojas dos concorrentes todas iguais.
Mas se você quiser ter um e-commerce único, então será preciso investir em fotografias originais. Leia o artigo “Fotos no e-commerce: aparência conta muito” e se aprofunde neste tema.
Para obter fotos únicas você pode contratar os serviços de uma empresa de fotografia ou, se preferir, criar o seu próprio estúdio.
Ao digitar “mini estúdio fotográfico” no motor de buscas da empresa Google é possível encontrar estúdios baratos na faixa de algumas dezenas de reais, os quais podem ser utilizados para fotografar produtos de pequeno porte como celulares, artesanatos, bijuterias, etc.
Caso esses mini estúdios não lhe sirvam, então é hora de improvisar. Leia o post “Como fazer um estúdio de fotografia e-commerce caseiro?” e observe um exemplo. Adapte as instruções desse exemplo conforme a sua necessidade.
Todas as opções que mencionei anteriormente são econômicas. Mas se tiver dinheiro sobrando, não pense duas vezes em montar um estúdio profissional, o que lhe dará muito mais autonomia para a criação não apenas de fotos para os seus produtos, mas também de vídeos para um canal no YouTube. Pense nisso!
E-commerce SEO e fotografias
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, Otimização para Sites de Buscas.
Otimizar fotografias para este contexto significa prepará-las para que elas sejam encontradas em motores de buscas como os do Bing, Yahoo e Google.
A ideia é que, ao encontrarem suas fotos, os consumidores encontrem também as páginas de produtos da sua loja virtual.
Obviamente, ao otimizar as suas fotos dessa forma, você obtém uma vantagem enorme sobre os seus concorrentes que não realizam o mesmo procedimento.
E-commerce SEO: dicas para otimizar suas fotos
Como fazer a otimização das suas fotos para fins SEO? Eis algumas dicas:
• Insira as palavras-chave mais buscadas na web e que estão relacionadas ao seu produto nas descrições da foto. Use a ferramenta Google Keyword Planner para saber mais sobre os termos-chave mais importantes para o seu negócio. Ponha o termo-chave na legenda, descrição e em outros campos disponíveis da imagem;
• Certifique-se de inserir a palavra-chave principal da sua página de produto no campo “Alt Text” da imagem durante os processos de edição no painel de gerenciamento de conteúdo da sua plataforma e-commerce. O Alt Text é o que vai fazer com que as pessoas encontrem sua imagem nas pesquisas orgânicas quando procurarem pelo termo-chave equivalente;
• Trabalhe para que a qualidade da imagem seja a melhor possível em um tamanho de arquivo que não seja muito pesado. Arquivos pesados podem provocar lentidão na abertura das suas páginas, o que certamente reduzirá as visitas, gerará desistências e impactará de forma negativa na classificação SEO da sua página.
Além das fotos, a inclusão de vídeos também pode ser uma boa ideia para vender seu peixe. Acesse o artigo “Vantagens de inserir vídeos nas páginas de produtos da sua loja virtual” e fique por dentro!