A VTEX, junto com a National Retail Federation, lançou no primeiro trimestre do ano o “Relatório VTEX NRF 2023: Três investimentos para impulsionar o e-commerce” durante a maior feira internacional de varejo do mundo, a New Retail Federation’s (NRF) que acontece todos os anos em Nova Iorque, EUA. O documento, que tem 23 páginas, contextualiza o processo de evolução do comércio eletrônico e apresenta propostas para que empresas como a sua possam fazer mais sucesso na atual conjuntura do setor.
RELATÓRIO VTEX NRF 2023: UM CONTEXTO DO E-COMMERCE
O paper considera que o e-commerce passou por três fases nos últimos anos, são elas:
A Era do Velho Normal:
Nesta etapa, que ocorreu desde meados dos anos 2010 até 2020, o comércio eletrônico caracterizou-se sobretudo por investimentos moderados e crescimento previsível. Todavia, apesar do relativo sucesso, ele era visto como um projeto paralelo pela maioria das empresas de varejo.
Era do Crescimento a Todo Custo:
Em 2020, com a pandemia de Covid 19, as cidades entraram em lockdown. Assim, com lojas físicas de portas fechadas, o comércio digital foi acelerado. As empresas passaram a investir pesado no e-commerce e quase todas as categorias cresceram. O e-commerce foi visto como um salvador. Esta era durou até o final de 2021.
A Era da Lucratividade:
Desde 2022 até os dias atuais, conforme o Relatório VTEX NRF 2023, o comércio eletrônico passa por um cenário de inflação. Por conta disso, as margens de lucro estão constantemente ameaçadas. Com efeito, para driblar esse problema, as empresas agora selecionam investimentos e focam na lucratividade.
É, enfim, justamente neste contexto da lucratividade que o Relatório VTEX NRF 2023 aponta três investimentos para impulsionar o e-commerce. Continue lendo e fique por dentro!
RELATÓRIO VTEX NRF 2023: TRÊS INVESTIMENTOS PARA IMPULSIONAR O E-COMMERCE NA ERA DA LUCRATIVIDADE
De acordo com o Relatório VTEX NRF 2023, as empresas precisam focar em três investimentos se quiserem impulsionar o crescimento de seus comércios eletrônicos, são eles:
1 – Os clientes existentes
O estudo da VTEX cita uma análise da SimplictyDX, a qual demonstrou que as vendas para novos clientes têm gerado em média uma perda de US $29 por pedido. Essa perda se deve muito provavelmente ao crescimento dos custos da publicidade digital. Enquanto isso, as vendas para clientes existentes retornam US $38 por pedido. Além disso, ainda segundo o relatório, 80% dos lucros vêm de relacionamentos com 20% dos clientes mais fiéis. Desse modo, o relatório conclui que, na Era da Lucratividade, é fundamental voltar os olhos para os clientes atuais ao invés de focar na busca por novos clientes.
2 – A unificação dos estoques
Conforme o relatório VTEX, uma das formas de reter clientes é oferecer uma experiência unificada de compras, na qual o comércio físico e o online atuam como um só canal. Para isso, é necessário investir em tecnologias como um sistema OMS. Esse tipo de sistema unifica os estoques, evita a ruptura de estoque, reduz os erros nos envios de pedidos, e permite ações omnichannel como a ship from store e pick up in store, por exemplo, o que melhora a experiência de compra. O estudo da VTEX aponta como exemplo o Grupo SOMA, cujos 30% do que vende em sua loja virtual está sendo enviado a partir de suas lojas físicas. Neste caso, se os seus estoques não fossem unificados, o Grupo SOMA estaria perdendo 30% de suas vendas.
3 – Novas formas de engajamento
A fim de melhorar a experiência dos clientes e dessa maneira retê-los, o Relatório VTEX NRF 2023 considera que é necessário que as empresas invistam em novas formas de engajamento. A maioria das empresas têm focado no app e na loja virtual, mas é preciso usar também outras estratégias. As compras com vídeo, por exemplo, são uma opção. De acordo com o estudo, os consumidores que reproduzem vídeos em uma loja online têm 2 vezes mais chances de se converter em clientes do que aqueles que não o fazem. Outra alternativa são as páginas de descrição de produtos imersivas. A Motorola, por exemplo, que é cliente da plataforma VTEX, relatou que o tempo que os consumidores gastam em sua loja virtual dobrou logo depois que a marca investiu em melhorias nas páginas de produtos.
Como se pode observar, a Era da Lucratividade chegou e não tem hora para terminar. Por isso, vale muito a pena conhecer o Relatório VTEX NRF 2023. Clique em “Três investimentos para impulsionar o e-commerce” para baixar o relatório na íntegra!