Autoridade de Domínio: como aumentar esse fator SEO na sua loja virtual?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba também como é cálculo de Domain Authority e descubra se a sua pontuação é boa ou ruim!

Técnicas de link building podem ajudar a aumentar a Autoridade de Domínio (Domain Authority) da sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice
Técnicas de link building podem ajudar a aumentar a Autoridade de Domínio (Domain Authority) da sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice

A Autoridade de Domínio, também chamada em Inglês de Domain Authority (DA), é um indicador desenvolvido pela consultoria Moz, o qual permite prever a probabilidade de um site se classificar nas páginas de resultados de motores de buscas, isto é, nas SERPs de portais de pesquisa como o Google e o Bing. Por meio desse indicador é possível saber, por exemplo, se o seu site e-commerce tem vantagens SEO sobre os concorrentes.

Assim como todo indicador, a Domain Authority pode ser verificada por meio de números. Basicamente, ela confere uma pontuação que varia de 1 a até 100 para os domínios (endereços de sites) na internet. Com efeito, quanto maior o score do site, maiores as chances deste obter uma boa classificação nas SERPs.

É importante mencionar e frisar, contudo, que a DA não é um fator de classificação do Google. Ela é na verdade um recurso que você pode usar para medir a qualidade SEO do seu site em relação a outros sites. Sabendo que a Domain Authority do seu site é menor do que a do seu concorrente, você pode agir para otimizá-la.

COMO É O CÁLCULO DA AUTORIDADE DE DOMÍNIO?

De acordo com a Moz, a Autoridade de Domínio é calculada com base em vários fatores, entre os quais posso citar:

  • Vinculação de domínios raiz;
  • Número de backlinks;
  • Previsões de um algoritmo de aprendizado de máquina implementado em 2019.

Levando isso em consideração, não é difícil concluir que a Domain Authority do seu site e dos concorrentes pode variar. Por exemplo, se a sua loja virtual receber 1 milhão de novos links neste mês, é provável que a DA dela irá subir e a das lojas concorrentes irá cair.

COMO VERIFICAR A DOMAIN AUTHORITY DA SUA LOJA VIRTUAL?

Para verificar a Autoridade de Domínio da sua loja virtual basta inserir a URL da sua na ferramenta Link Explorer, da Moz. Além disso, também é possível conferir a DA do seu e-commerce no Ubersuggest ou na plataforma Semrush. Em todo caso, é necessário criar uma conta e fazer login para ter acesso aos dados do indicador.

Vídeo: como usar o SEO para ter mais acessos orgânicos na sua loja virtual!

DESCUBRA SE A SUA PONTUAÇÃO É BOA OU RUIM

A Autoridade de Domínio é uma métrica relativa. Sendo assim, só é possível dizer se a DA do seu site é boa ou ruim ao compará-la com outro site. Por exemplo, se a pontuação do seu domínio é 35 enquanto a loja virtual concorrente é 39, então neste caso a sua DA está ruim em relação a este competidor e você precisa tomar alguma providência tendo em vista aumentá-la.

AUTORIDADE DE DOMÍNIO: COMO AUMENTAR A PONTUAÇÃO DA SUA LOJA VIRTUAL?

Existem várias formas de aumentar a pontuação de Autoridade de Domínio da sua loja virtual. Uma das ações recomendadas para tal objetivo é usar técnicas de link building para desse modo aumentar a quantidade de backlinks para o seu domínio. 

Além disso, é importante analisar a qualidade dos backlinks do seu site. Sites duvidosos que enviam links para o seu domínio podem prejudicar a reputação da sua loja virtual e provocar uma queda na pontuação de DA. Ao descobrir a existência desse tipo de backlink, tome providências para rejeitá-los.

Enfim, caso precise de suporte para criar uma estratégia de SEO para a sua loja virtual, lembre-se que sempre poderá contar com a Agência e-Plus. Para contratar o nosso serviço de seo para e-commerce basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa conosco via app mensageiro: