Por quais motivos um empreendedor de loja virtual como você estaria interessado em realizar uma migração de plataforma e-commerce? Pois bem, talvez porque:
• O desempenho de vendas da loja virtual com a atual plataforma é ruim;
• A plataforma atual foi comprada por outra empresa e/ou saiu de operação;
• O sistema de administração da atual plataforma é difícil de operar;
• A loja virtual com a atual plataforma trava em datas importantes;
• A atual plataforma não oferece um bom SEO para sua loja virtual;
• A plataforma atual não tem pacotes de correções de falhas do sistema;
• A atual plataforma não tem suporte para resolução de problemas.
Caso você tenha identificado um ou mais dos motivos listados anteriormente, entre outros, talvez seja sim o momento de pensar em realizar uma migração para uma plataforma e-commerce melhor, a qual lhe oferecerá melhores oportunidades de sucesso.
POSSÍVEIS RESULTADOS DE UMA MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA E-COMMERCE
É bom considerar os diferentes tipos de resultados que você poderá ter com uma migração. Em um artigo para o site Practical E-commerce, o presidente da OverstockArt.com (que há dois anos passou por uma mudança de sistema) listou três situações a que podem calhar uma iniciativa desse tipo, confira:
1. A migração pode acabar em desastre, ou seja, as vendas no e-commerce podem diminuir e você terá gastado uma enorme quantidade de tempo e dinheiro em um projeto falido;
2. As vendas poderão ocorrer em um bom nível, mas o impacto pode ser menor do que o esperado, o que fará com que demore muito tempo para compensar os recursos gastos na migração;
3. A migração pode ser um sucesso, isto é, ela poderá gerar mais acessos, mais engajamentos e mais vendas, sem aumentar as despesas de Marketing, o que gerará mais lucro para o seu negócio e-commerce.
MIGRAÇÃO DE PLATAFORMA E-COMMERCE: O QUE FAZER PARA TER SUCESSO?
O que fazer, então, para encaminhar um projeto de migração de plataforma e-commerce para a “situação 3”, ou seja, para o sucesso? A resposta está sobretudo no planejamento e evolução profissional do serviço, o que deve levar em conta quesitos como:
• A escolha da plataforma e-commerce ideal para o seu negócio;
• A adaptação da nova arquitetura da loja à cultura da sua empresa;
• A preparação para a migração (documentação, estruturação, etc.);
• A comunicação entre a sua equipe e a equipe de desenvolvedores;
• O envolvimento da sua equipe nas fases de front-end e back-end do projeto;
• O profissionalismo e a pontualidade de entrega da equipe de desenvolvimento;
• A realização de testes de desempenho ao longo e no final da migração;
• As otimizações pós-migração.
Resumindo, vale a pena realizar uma migração de plataforma e-commerce, mas desde que os seus números de desempenho atuais não sejam tão bons quanto os dos seus concorrentes ou melhores do que o esperado. Além disso, desde que exista um planejamento com cronograma de entrega, testes e encaminhamento adequado.
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