E-commerce sustentável é o nome dado a toda empresa de comércio eletrônico que tem como premissa básica ou como um de seus principais valores a proteção ambiental e preservação dos recursos naturais.
Com efeito, paralelamente à sua atividade principal, um e-commerce sustentável possui metas voltadas ao Ambiente. Entre essas metas posso citar, por exemplo, ações de redução de desperdícios de materiais e diminuição da poluição.
Ao preocupar-se com tais questões, um e-commerce sustentável melhora a sua reputação perante a sociedade. Ou seja, a sua marca passa a ser mais bem vista. E, sendo assim, passa a atrair mais investidores e também mais consumidores.
TRÊS FORMAS DE CRIAR UM E-COMMERCE SUSTENTÁVEL
Existem muitas formas de criar um e-commerce sustentável. Para tanto, você pode, por exemplo:
1 – Fazer um rebranding:
Se você está convertendo a sua empresa de e-commerce comum para e-commerce sustentável, comece fazendo um rebranding da sua marca. Refaça o seu Manual de Marca. Explique como serão os seus novos valores sustentáveis e defina as suas novas políticas ambientais.
2 – Repensar as embalagens:
Uma das melhores formas de mostrar para o mundo que o seu e-commerce está preocupado com o Ambiente é usar embalagens ecologicamente corretas. Comece a usar, por exemplo, embalagens de materiais orgânicos, que se decompõem facilmente, e embalagens feitas de materiais reciclados.
3 – Aderir ao Marketing de Causas:
Use o Marketing de Causas para se posicionar à frente de questões ambientais relevantes. Por meio desse tipo de Marketing, a sua empresa poderá assumir e demonstrar uma postura de responsabilidade social.
Enfim, transforme o seu e-commerce em um e-commerce sustentável. Melhore, desse modo, a reputação da sua marca no mercado. Crie uma marca valiosa tanto para esta quanto para as próximas gerações.
Assim que puder clique em “Influência das marcas” e saiba como elas geram decisões de compra!