O que é venda guiada e como ela pode ser útil para o seu e-commerce

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Perguntar para vender: modo de venda guiada da loja virtual multinacional "Luna Sandals"

Perguntar para vender: venda guiada da loja virtual multinacional “Luna Sandals

Venda guiada é o nome dado ao modo de comercialização de produtos em lojas virtuais que emprega perguntas automáticas com o objetivo de ajudar o consumidor a tomar uma decisão complexa de compra.

Como exemplo, suponhamos que você possua uma loja virtual de computadores e que queira aplicar nela um sistema de venda guiada. Nesse caso, é possível perguntar ao seu consumidor no momento em que ele chega à sua home page:

• Muito bem, então você quer um computador novo? Qual a sua prioridade?

Na sequência, sua loja virtual deve apresentar alternativas de respostas, tais como estas:

a. A prioridade é trabalhar

b. A prioridade é jogar

c. A prioridade é navegar na internet

d. A prioridade é usar as redes sociais

e. A prioridade é estudar

Digamos que o consumidor tenha respondido “alternativa ‘a’”. Se assim for, a sua loja virtual deve lançar outra pergunta na sequência a fim de especificar melhor o uso. Exemplo:

• Qual o seu tipo de trabalho?

Na sequência a loja deve fornecer alternativas para a escolha do consumidor:

a. Eu trabalho em escritório com planilhas e rotinas administrativas

b. Eu trabalho com design de sites e formatos para internet

c. Eu trabalho com programação

d. Eu trabalho com desenho e design gráfico

Se o consumidor assinalar a “alternativa ‘d’”, por exemplo, daí a sua loja virtual deve apresentar os modelos de computadores que mais combinam com esse tipo de atividade.

Como aplicar a venda guiada à sua loja virtual?

O primeiro passo para aplicar a venda guiada ao seu e-commerce é realizar um estudo sobre como os seus consumidores procuram pelos seus produtos. Isso lhe ajudará a criar as perguntas adequadas para o processo automático.

Depois, você precisará contar com uma plataforma e-commerce que lhe permita implantar e administrar o modo de venda guiada com praticidade e que forneça a escalabilidade necessária para os dias mais intensos de vendas como os da Black Friday, por exemplo.

Quais as vantagens da venda guiada para o seu e-commerce?

O modo de venda guiada tem potencial para:

• Auxiliar seu consumidor automaticamente, o que dispensa a assistência de um vendedor humano em casos de produtos que requerem decisões complexas;

• Compreender as necessidades do consumidor, o que gera fidelização, ao passo que os consumidores que passam por essa experiência poderão recomendar sua loja e voltar para comprar outros produtos no futuro;

• Ao oferecer os produtos certos para cada consumidor, você reduz as chances de o consumidor vir a devolver o produto porque não era o que ele estava procurando.

Use a venda guiada para ajudar os visitantes da sua loja virtual a tomarem a decisão de compra mais certeira possível, de modo que não precisem fazer substituições ou complementações no futuro, e veja as conversões aumentarem.